Mais uma vez a mortandade de peixes no Lago Fasolo, bairro Progresso em Bento Gonçalves, causa transtornos aos moradores das proximidades. Na manhã desta terça-feira, dia 12, a Rádio Difusora recebeu novas reclamações da situação no local e do forte odor proveniente do lago, um fato que se arrasta há anos.
Ainda nesta manhã a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria do Meio Ambiente, esteve no local, após moradores informarem sobre a mortandade de peixes. Conforme a fiscalização os animais morreram devido a falta de oxigenação na água do lago, gerada pelas altas temperaturas. Conforme o secretário, Claudiomiro Dias, a equipe da secretaria irá verificar o andamento da situação nos próximos dias, e notificar a Corsan, responsável pelo tratamento do esgoto no local.
Não é a primeira vez que a mortandade de peixes é registrada no local. Em março de 2020 a secretaria com o auxílio dos bombeiros efetuou uma limpeza no lago. Um dos motivos para a mortandade de peixes e do forte odor conforme ocorrências policiais registradas nos últimos anos, seria o lançamento de efluentes provenientes de esgoto sem tratamento.
Ainda no ano de 2013 foi feito um acordo entre Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e a Corsan. Na época o Ministério Público definiu que a Corsan daria prosseguimento ao serviço. Apesar de o espaço ser da iniciativa privada é dever da companhia, conforme acordo, a canalização do esgoto das residências próximas, para evitar o despejo de efluentes no local.
Central de Jornalismo Difusora
Leia ainda:
Meio Ambiente e Bombeiros retiram peixes mortos do lago Fasolo em Bento
Morador do bairro Progresso faz desabafo com relação a situação do Lago Fasolo em Bento
Secretaria do Meio Ambiente esclarece situação do Lago Fasolo em Bento
Moradores reclamam de mau cheiro e da mortandade de peixes no Lago Fasolo em Bento
ARPA denuncia mortandade de peixes no Lago Fasolo em Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor