Câmara entrega Portaria de Louvor pelos 60 anos da Emater de Bento

Ocorreu na noite desta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Sessão de outorga de Portaria de Louvor e Agradecimento à seção da Emater/RS-Ascar do município, pelos 60 anos de atuação. Cerca de 130 pessoas, a maioria delas produtores rurais, encheram as galerias do Plenário Fernando Ferrari para acompanhar a homenagem.

A proposição foi do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) e a matéria foi aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 22 de junho do ano passado. A chefia do escritório local, através de Thompsson Didoné, recebeu a portaria e agradeceu o reconhecimento do Legislativo.

IMG_4856Em Bento Gonçalves, a instalação oficial dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural se deu em 27 de fevereiro de 1956, quando este município ainda detinha as áreas de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira, hoje todo municípios emancipados. O escritório de Bento Gonçalves está entre os onze primeiros abertos no Estado.

Hoje, em Bento Gonçalves, a Emater/RS-Ascar atende em torno de 600 famílias, em 35 comunidades rurais, através de ações diversificadas em áreas como fruticultura, olericultura, solos, agroindústria, turismo rural, acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioassistenciais, crédito rural, reservação de água e irrigação, segurança e soberania alimentar, promoção da cidadania e organização social, agricultura de base ecológica e no projeto do vinho colonial, entre outros.

A atual equipe municipal é formada pela extensionista social Maria de Lourdes Pancotte, pelo enólogo Thompsson Didoné, pelo engenheiro agrônomo Alexandre Frozza, pelo tecnólogo em alimentos Neiton Perufo, pela auxiliar administrativa Isabel Cristina Machado, e pela auxiliar de serviços gerais Elza Piva.

Exposição

O dia 19 também marcou o início da exposição “60 Anos da Emater”, que poderá ser visitada pela comunidade bento-gonçalvense até o dia 30 de abril na sede do Poder Legislativo municipal (Avenida Dr. Casagrande, 270). A visitação é aberta ao público e ocorre entre 8h e 12h e entre 13h e 17h.

Fonte e fotos: Felipe Machado – com informações do site da Câmara de Vereadores

error: Conteúdo Protegido