A Operação Viagem Segura de Tiradentes inicia à zero hora desta quarta-feira, dia 20, e se estende até a meia-noite do domingo, dia 24. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com sede em Bento Gonçalves, vai atuar com o efetivo reforçado. Além disso, a fiscalização contará também com blitze e com a utilização de radar móvel, principalmente em trechos de maior acidentalidade.
No Estado, considerando os dados de 2007 a 2015, o feriado de Tiradentes teve uma média de 6,7 mortes por dia, pouco mais que a média geral dos feriados e datas comemorativas, que foi de 6,6 mortes/dia nos últimos nove anos.
O feriado de Tirandentes do ano passado foi especialmente violento no trânsito. Foram 37 mortes em cinco dias (média de 7,4 óbitos por dia). A estatística contabiliza as mortes no local e também os feridos que vieram a falecer nos 30 dias posteriores ao acidente, conforme preconiza protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde.
A análise dos dados estatísticos de 2007 a 2015 demonstra que a maioria dos acidentes nos feriados de Tiradentes aconteceu nos dias intermediários (não nos deslocamentos de ida e na volta) e nos turnos da noite e madrugada (57%). Cerca de 58% das ocorrências fatais aconteceram nas rodovias. As estradas que concentraram o maior número de mortes foram a BR-116 (10), BR-386 (8) e BR-392 (8).
Com informações do Palácio Piratini
Foto Francine Boijink
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS