A Operação Viagem Segura de Tiradentes inicia à zero hora desta quarta-feira, dia 20, e se estende até a meia-noite do domingo, dia 24. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com sede em Bento Gonçalves, vai atuar com o efetivo reforçado. Além disso, a fiscalização contará também com blitze e com a utilização de radar móvel, principalmente em trechos de maior acidentalidade.
No Estado, considerando os dados de 2007 a 2015, o feriado de Tiradentes teve uma média de 6,7 mortes por dia, pouco mais que a média geral dos feriados e datas comemorativas, que foi de 6,6 mortes/dia nos últimos nove anos.
O feriado de Tirandentes do ano passado foi especialmente violento no trânsito. Foram 37 mortes em cinco dias (média de 7,4 óbitos por dia). A estatística contabiliza as mortes no local e também os feridos que vieram a falecer nos 30 dias posteriores ao acidente, conforme preconiza protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde.
A análise dos dados estatísticos de 2007 a 2015 demonstra que a maioria dos acidentes nos feriados de Tiradentes aconteceu nos dias intermediários (não nos deslocamentos de ida e na volta) e nos turnos da noite e madrugada (57%). Cerca de 58% das ocorrências fatais aconteceram nas rodovias. As estradas que concentraram o maior número de mortes foram a BR-116 (10), BR-386 (8) e BR-392 (8).
Com informações do Palácio Piratini
Foto Francine Boijink
Quase 100 mil eleitores irão à urnas nos municípios da 8ª Zona Eleitoral
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença