O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo mais de 4.500 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado, com aulas a partir do primeiro semestre de 2019. Para ingressar, é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). As inscrições são online e estão abertas até o dia 7 de novembro de 2018, pelo site ingresso.ifrs.edu.br. Os campi (endereços abaixo) disponibilizam computadores conectados à internet para os candidatos que necessitarem.
A taxa de inscrição da seleção custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para oscursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. As vagas são para os 17 campi do IFRS, localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Saiba mais
Os documentos com as orientações e o detalhamento do processo (editais) e todas as novidades podem ser acompanhados pelo site ingresso.ifrs.edu.br. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro de 2018.
Como funciona a seleção:
Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio: Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído, e o candidato ingressa obrigatoriamente no primeiro ano. Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).
Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio. No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual – 2018).
No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).
Cursos superiores: Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem
quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia).
Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual – 2018). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.
Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Fonte: IFRS
Agricultores de Bento recebem alevinos
Vencimento do licenciamento será em 31 de julho para todos os veículos
Comitiva de Bento visita Minas Gerais para buscar ações de prevenção a desastres climáticos