O governo do Rio Grande do Sul confirmou, neste domingo (9), que as aulas na rede estadual não ocorrerão nesta segunda-feira (10). A decisão segue uma liminar da Justiça, que adiou o início das aulas nas escolas estaduais por uma semana.
Em comunicado, o Palácio Piratini afirmou que irá recorrer da decisão e que fornecerá novas informações ao longo da segunda-feira. Contudo, muitos professores se manifestaram nas redes sociais durante o domingo, expressando insatisfação pela falta de orientação sobre a necessidade de comparecimento nas escolas.
A liminar foi concedida pela desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ), Lucia de Fátima Cerveira, em resposta a um pedido do Cpers. O sindicato dos professores argumentou que o calor excessivo prejudicaria o retorno das aulas, previsto para o dia 10, e destacou que muitas escolas estaduais não estão preparadas para suportar temperaturas acima de 40°C.
Segundo a liminar, as aulas começarão em 17 de fevereiro. O governo estadual tentará garantir a retomada do ano letivo na terça-feira (11) e fornecerá orientações às escolas e à comunidade escolar nesta segunda-feira.
Confira a nota do governo:
O governo do Estado informa que, em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira (10/2).
Considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10/2).
Central de Jornalismo Difusora
TJRS reconhece direito de greve de servidores e dá prazo para Município se manifestar
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 10 milhões
Vaticano informa que Papa pode aparecer para saudação aos fiéis neste domingo, dia 23