Um ano da Reforma Trabalhista teve continuidade como pauta pela Rádio Difusora 890. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou que houve uma queda comparando com o mesmo período de 2017 nos processos judiciais de quase 40%. No País chegou a 38%, com 1,4 milhão de reclamações entre dezembro do ano passado e setembro de 2018, diante de 2,2 milhões no mesmo período do ano anterior. Pois na 2ª Vara do Trabalho em Bento Gonçalves o índice é semelhante, variando de 35 a 40%.
De acordo com o juiz do trabalho, Silvionei do Carmo, este foi um dos principais impactos. “Houve ainda uma mudança na característica dos processos, que tem valores menores do que os anteriores a Reforma. Isto se deve no meu ponto de vista que as partes indicassem os valores dos pedidos”, destacou.
Para o magistrado “muitos trabalhadores estão com receio em função disso, da sucumbência, de ter que pagar os custos do processo”. No dia-a-dia da 2ª Vara entretanto, havia um aumento de demanda com a mesma estrutura em anos anteriores, o que pode ter equilibrado neste momento, é outro ponto revelado pelo juiz.
Ele ainda destacou que “não aumentou o número de acordos, houve até diminuição. Além da Reforma temos o fato da crise econômica e desemprego, o que dificulta de certa medida a conciliação”, finalizou.
Ouça a entrevista:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES