Um ano após Reforma Trabalhista, ações caem cerca de 40% em Bento

Um ano da Reforma Trabalhista teve continuidade como pauta pela Rádio Difusora 890. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou que houve uma queda comparando com o mesmo período de 2017 nos processos judiciais de quase 40%. No País chegou a 38%, com 1,4 milhão de reclamações entre dezembro do ano passado e setembro de 2018, diante de 2,2 milhões no mesmo período do ano anterior. Pois na 2ª Vara do Trabalho em Bento Gonçalves o índice é semelhante, variando de 35 a 40%.

De acordo com o juiz do trabalho, Silvionei do Carmo, este foi um dos principais impactos. “Houve ainda uma mudança na característica dos processos, que tem valores menores do que os anteriores a Reforma. Isto se deve no meu ponto de vista que as partes indicassem os valores dos pedidos”, destacou.

Para o magistrado “muitos trabalhadores estão com receio em função disso, da sucumbência, de ter que pagar os custos do processo”. No dia-a-dia da 2ª Vara entretanto, havia um aumento de demanda com a mesma estrutura em anos anteriores, o que pode ter equilibrado neste momento, é outro ponto revelado pelo juiz.

Ele ainda destacou que “não aumentou o número de acordos, houve até diminuição. Além da Reforma temos o fato da crise econômica e desemprego, o que dificulta de certa medida a conciliação”, finalizou.

Ouça a entrevista:

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

 

 

error: Conteúdo Protegido