Os números finais ainda estão sendo contabilizados, mas a programação da Estação Vindima em Bento Gonçalves em sua 10ª edição, cada vez mais está consolidada. São visitantes que nos meses de janeiro, fevereiro e março, trocam o destino “Sol e Mar” (praias) pela Capital do Vinho, para celebrar o período da colheita da uva e participar dos atrativos.
Na segunda-feira, dia 18 de março, foi finalizado o cronograma do município, que teve início em 18 de janeiro, com colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica, além de uma programação que envolveu hotéis, vinícolas e restaurantes, bem como as Rotas Turísticas.
Para o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, “acredito que os números que iremos receber irão surpreender. Temos tido um feedback muito bacana, o que prova que a Estação Vindima está se tornando a segunda alta turística, depois do inverno”, comentou.
Para Roberto Cainelli Júnior, da Associação Vale das Antas, “tivemos um significativo aumento do fluxo, ainda sem os dados, mas com a percepção dos nossos estabelecimentos ligados ao turismo. Acredito que se deve também as ofertas e produtos desta época ligados ao enoturismo. Temos a crescer cada vez mais”, salienta.
O mesmo sentimento é da diretora do Grupo Giordani Turismo, Andreia Zucchi. Além dos atrativos Epopéia Italiana e Maria Fumaça, programações como o Fascínios da Vindima, a Divina Vindima, entre outras opções, chamaram a atenção dos visitantes.
“Temos um carinho especial pela Vindima. Há 25 anos quando iniciamos o passeio os meses de janeiro e fevereiro o trem ficava parado. Com o tempo foi melhorando, a gente começou a operar na temporada de verão. Se não houvesse a vindima, não teríamos o turismo em fevereiro”, mencionou.
A estimativa é aproximar-se de 300 mil visitantes durante este período de três meses.
Recentemente, o Bento Gonçalves foi agraciada como segundo “Destino Turístico Gaúcho” mais lembrado, no levantamento “Marcas de Quem Decide”. Além disso, a Cooperativa Vinícola Aurora está na listagem como a marca de vinhos mais lembrada pelo público pelo terceiro ano consecutivo.
A diretora executiva da Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste), Beatriz Paulus, alerta que é interessante divulgar os dados e que as pessoas voltam com indicações. “Estamos fazendo pesquisa e as pessoas falaram bem de nós. Entendemos que o dever de casa exige de nós muita responsabilidade, com excelência no atendimento, com olhar carinhoso para os recursos humanos”, disse, com o objetivo também que os empresários valorizem a mão de obra que atua no setor.
Em 2018, o município recebeu 1,5 milhão de visitantes, além de crescer a taxa de permanência do visitante que aumentou de 1,07 diária por hóspede em 2017 para 2,08 no ano que passou.
Neste sábado, dia 23, a partir das 11h, o programa Enoturismo no Rádio, da Rádio Difusora, apresenta uma reportagem especial sobre o tema.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
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