SMMAM atua em trabalhos de cunho ambiental e educativo em diferentes bairros do município

As atividades são realizadas ao longo da semana e têm por objetivo orientar a comunidade acerca da importância da preservação do meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), através da equipe de Educação Ambiental, tem trabalhado forte em ações diárias, com foco na preservação do meio ambiente. Ao longo desta semana as equipes estão realizando atividades de sensibilizações por ruas e bairros do município.

As ações são rotineiras, e visam conscientizar a comunidade acerca da correta separação do lixo, e o cuidado necessário que é preciso ter para garantir a preservação do meio ambiente.

Os trabalhos de sensibilizações desta semana ocorrem nos bairros São Francisco, Centro e Progresso. Haverá também um trabalho de sensibilização ambiental, junto a Corsan, no Lago Fasolo.

Nesta terça-feira (26), as equipes da Educação Ambiental iniciaram também o projeto Agentes da Natureza da Melhor Idade, realizando uma palestra sobre a correta separação de resíduos no Sindilojas. Na ocasião os agentes conversaram com participantes dos Grupos da Maturidade Ativa, do Sesc (que estão em capacitação para as Agentes da Natureza), acerca dos métodos corretos de separação de resíduos.

A coordenadora do setor de educação ambiental Caroline Todeschini Lazzarotto comentou que “essas ações de cunho orientativo são extremamente importantes, pois, de alguma forma, estamos tendo a oportunidade de conversar sobre a preservação do meio ambiente, assim como a forma correta se separar os resíduos através de exemplos teóricos e práticos”.

A Secretaria de Saúde também participou da atividade, através dos agentes de endemia e da médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, que esteve conversando sobre os riscos do Aedes aegypti e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. As equipes mostraram aos presentes amostras de larvas.

As questões relacionadas a preservação do meio ambiente são também trabalhadas semanalmente com o monitoramento da reserva biológica Dárvin João Geremia, em que a equipe da Educação Ambiental visita o local, fazendo estudos e vistoriando a zona, com o objetivo de assegurar os cuidados com a fauna e flora do espaço.

Orientação sobre a utilização dos contêineres

Resíduos recicláveis

Papel e papelão
jornais e revistas
Embalagens longa vida, garrafas pet
Embalagens plásticas, sacolas e copos descartáveis
Latas de alumínio

Resíduos orgânicos

Restos de alimentos
Toalha de papel usadas
Papel higiênico, fraldas e absorventes

Vidros

Devem ser dispostos ao lado dos contêineres, embalados e identificados. Em breve, serão disponibilizados contêineres na cor verde em alguns pontos da via para sua disposição

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: SMMAM/Divulgação

error: Conteúdo Protegido