Maio Laranja: enfrentamento contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Bento Gonçalves vai contar com o Dia “D” de Prevenção e Campanha de Conscientização

O Maio Laranja é uma campanha nacional onde evidencia-se um alerta: o abuso sexual contra crianças e adolescentes. No mês são reforçados ações e atividades que levam a informação sobre como enfrentar esse tipo de violência, de quais são os sinais de abuso e à exploração sexual, como denunciar e como acolher a criança e/ou adolescente.

No município, o Maio Laranja é organizado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento de todas as formas de Violência contra Crianças e Adolescentes. Ele atua desde 2018, tendo sido o primeiro do estado por meio do Decreto 9.841 de 05 de junho. A Rede de Bento Gonçalves e o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, traz dados sobre os números e ações de 2023:

– O Conselho Tutelar registrou 1.107 casos de direitos violados;
– A Secretaria de Saúde teve 506 casos que demandaram atendimentos de saúde (Atenção Primária e Secundária);
– A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) teve 422 boletins de ocorrência relacionados à criança e ao adolescente;
– A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, registrou 275 casos que demandaram de atendimento da Assistência Social via CREAS.

A vice-coordenadora do Comitê, Éria Fiorin, reflete o movimento do município em enxergar a violência e dar o devido encaminhamento e acompanhamento.

“Os números que temos em nosso município, e que aumentam a cada ano, refletem o trabalho da rede de atendimento da criança e do adolescente, que ao longo dos anos vem adquirindo conhecimento técnico acerca da legislação, do desenvolvimento infantil, bem como, apurando seu olhar para as suspeitas de violência e sentindo-se mais segura a comunicar essas suspeitas. A partir da comunicação da suspeita da violência, a criança/adolescente entra num fluxo dos atendimentos e acompanhamentos necessários na área da saúde e assistência social.”

Ainda, foi realizado uma série de capacitações para 756 profissionais das áreas da Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança, Conselho Tutelar destacando a importância da escuta especializada, a notificação de violências, atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de violências, entre outros. A capacitação visa qualificar e atualizar os servidores da rede sobre os devidos assuntos.

“Precisamos dar visibilidade ao assunto, pois todos nós somos responsáveis pelas crianças e adolescentes de nosso município. Devemos escutar, olhar e protegê-las de qualquer forma de violência. O Maio Laranja tem o destaque para o enfrentamento da violência e exploração sexual e queremos ressaltar que anualmente recebemos em média 120 denúncias de casos suspeitos e ou confirmados”, segundo a coordenadora do Comitê Municipal, Graciele Nondillo.

A programação foi elaborada de forma a transmitir as informações precisas sobre o enfrentamento a todas formas de violência e abusos contra a criança e o adolescente prezando pela sua dignidade.

Dessa forma, nesta sexta-feira (17), ocorre o Dia “D” da Prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, das 8h às 17h, em diversos locais como serviços de Saúde, Educação e Assistência Social mobilizados em todos os bairros. A microrrede Vila Nova e Eucaliptos vai realizar uma blitz com a entrega de folhetos sobre o tema.

No dia 25 de maio, das 9h às 12h, na Via Del Vino, a Campanha de Conscientização sobre o “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a entrega de materiais informativos e apresentações artísticas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) e de escolas.

Vale ressaltar que o Comitê está atento às questões de violência que possa ter nos abrigos. O grupo está instruído com plano de trabalho emitido pelo Governo com Orientações para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em abrigos temporários criado pelo Comitê Estadual (CEEVSCA/RS).

Os órgãos que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento de todas as Formas de Violências contra Crianças e Adolescentes são Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Hospital Tacchini, Ambulatório Unimed, Centro Revivi e Justiça Restaurativa.

Onde denunciar   

Conselho Tutelar: (54) 3055.8559
Plantão: (54) 99159.5744
DEAM: (54) 3454.2899
Disque Direitos Humanos 100

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido