Seguem em Bento Gonçalves trabalhos de buscas por desaparecidos em função do evento climático

O trabalho das equipes após os deslizamentos e a enchente da última semana em Bento Gonçalves seguem intensos. Nesta quinta-feira (09) seguiu o trabalho técnico para busca de desaparecidos, realizado pelas equipes dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Tocantins. A equipe dos Bombeiros de Minas Gerais encerrou os trabalhos na cidade. Atuam na operação Brigada Militar, Exército, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. São 5 pessoas desaparecidas.

A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), também está fazendo levantamento dos pontos para verificar a possibilidade de acesso aos locais. Equipe de geólogos estão analisando a movimentação do solo ocasionada pela elevada precipitação da chuva no curto espaço de tempo, principalmente, nas encostas e morros o que pode ocasionar novos deslizamentos. Cerca de 70 deslizamentos de grande proporção foram registrados.

Em paralelo seguiu o trabalho de desobstrução de vias. São 15 frentes de trabalho em pontos de Faria Lemos, Tuiuty, BR-470, ERS- 444 e outras localidades. São utilizadas máquinas do Daer, Dnit e com horas máquinas das entidades.

Durante o dia as equipes da Prefeitura, juntamente com Bombeiros seguiram com os trabalhos de acesso as principais comunidades. Foi necessária a abertura de vias, retirada dos trilhos do trem da estrada, postes, árvores e barreiras.

As equipes receberam reforço de dois veículos UVTs cedidos pela Eletrobrás para Prefeitura.

Outras ações

O acolhimento das famílias segue no salão de Faria Lemos com alimentação, serviço de saúde, entre outros serviços para garantir o bem-estar da população abrigada no espaço.

A equipe do Bem-estar animal, Bento Pet, também está no local atuando com uma base, onde são realizados atendimentos veterinário aos animais resgatados e que necessitam de cuidados.

Atualização dos números

Atualização de dados das famílias atingidas pelos deslizamentos em Bento Gonçalve -Edição-07, de quinta-feira (09/5) em decorrência das chuvas.:

_ Nesta atualização, não foram registrados óbitos em Bento Gonçalves. Um total de 1008 pessoas foram resgatadas durante toda a operação. 60 pessoas seguem no ponto de acolhimento em Faria Lemos.

Os dados são compilados com informações das forças de segurança.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido