A terceira reportagem da série “Abastecimento de Água em Bento Gonçalves”, a Rádio Difusora 890 buscou um posicionamento da Prefeitura sobre o andamento dos serviços prestados pela Corsan, especialmente diante de um cenário que – em alguns momentos – traz oscilação no fornecimento de água para a população.
De acordo com o secretário interino de Governo, Carlos Quadros, atualmente o Município ” está satisfeito com a prestação de serviços, claro que com algumas exceções. Uma delas é o conserto das redes quando ocorre o rompimento. Sabemos que é um problema histórico uma vez que as redes precisam ser trocadas. A gente tem cobrado é agilidade nos consertos”, mencionou.
Ele recordou o Plano Municipal de Saneamento que apresenta uma meta de substituição de redes de 3 mil metros por ano, conforme um cronograma estipulado. Outro ponto que o Poder Público tem solicitado já para a Companhia é a identificação em obras que por vezes, são interrompidas, com aberturas de ruas e buracos, quando estas forem de sua competência para melhor informar a população.
Mas as reivindicações com falta de água não chegam apenas no 0800 da Corsan, o Fala Cidadão da Prefeitura também registra, conforme o Secretário.
“A gente também recebe comunicados e já conversamos recentemente com o responsável que garante o problema não é a reservação, a cidade está abastecida e sim, a falta ocorre justamente pelo rompimento das redes antigas”, afirmou.
Pensar em outra alternativa neste momento é descartado pela Prefeitura, que pretende que a Corsan cumpra o contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que compreende execução de obras de infra-estrutura e atividades afins, por um prazo de 25 anos, renovável por mais 25 anos.
“É muito prematuro falar em rompimento de contrato. A gente tem trabalhado pela busca da qualidade e eficiência na prestação de serviço. É preciso deixar claro que há exemplos em várias cidades de municipalização no serviço de água, mas no momento não existe nenhum movimento neste sentido”, finalizou Quadros.
Relembre:
Afinal, por que falta água em Bento Gonçalves?
USUÁRIOS COM PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM BENTO, PODEM DENUNCIAR À AGERGS
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família