Na última quinta-feira (05), a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves recebeu o Selo Prata na premiação referente ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, divulgada pelo Ministério da Educação. A concessão integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Selo reconhece as boas práticas e a realização de ações estruturantes, em 2024, em prol da alfabetização na idade certa, com propostas para 1º e 2º Anos e Educação Infantil, além de formação de professores e de alunos voltada aos Anos Iniciais e à Educação Infantil. Ainda, destaca-se o fornecimento de materiais pedagógicos no contexto do sistema de ensino adotado em 2021 em Bento Gonçalves, Set Brasil, e o compartilhamento de boas práticas, com trocas de experiências e ações positivas entre os professores.
Conforme a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e articuladora regional da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Thaís Regina Prates, “Para se obter essa distinção, temos que pensar que há uma estrutura que orienta as ações referentes à alfabetização, constituída pela articulação regional e municipal. A Renalfa fortalece as políticas públicas de alfabetização. Assim, ficam divididas as funções. Por exemplo, a área municipal é responsável por articular as ações no território do município, e a regional orienta e acompanha todo o trabalho, em diálogo com a política de território dentro do Rio Grande do Sul, o Alfabetiza Tchê”, salienta.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e articuladora municipal, Lívia Mezacasa, o recebimento do Selo coroa as ações realizadas no cotidiano das escolas, como o uso do material didático complementar do Alfabetiza Tchê, as formações de professores e o acompanhamento mensal dos níveis de alfabetização dos estudantes de anos iniciais da rede.” O selo não é somente da Secretaria, mas de todos os professores e gestores que trabalham a favor da alfabetização nas escolas públicas”, enfatiza.
Ainda, Thaís comenta sobre a rede pública de ensino de Bento Gonçalves ter obtido o prêmio. “É uma conquista, pois estamos empenhados em oferecer um ensino de qualidade para nossos alunos e que estejam sendo alfabetizados na idade certa. Para o ano que vem, vamos fortalecer cada vez mais a nossa rede para atingir o Selo Ouro, pois a condecoração pode ser renovada anualmente”.
A secretária de Educação Adriane Zorzi expressa sobre o impacto positivo do Selo. “Este selo vem coroar o empenho, dedicação e capacitação dos mais de 100 profissionais envolvidos no trabalho realizado, com aproximadamente 1000 alunos de 1º e 2º anos, da rede municipal de educação. Mesmo com uma rede com esta abrangência, o selo nos mostra que todas as escolas caminham com o mesmo objetivo: todas as nossas crianças alfabetizadas na idade certa. Parabenizo a todos os profissionais, alunos e as equipes que acompanham este trabalho.
Essa é a primeira vez que ocorre a premiação desde que o Programa foi criado, em 2022. Os municípios que receberam Prata receberão o Selo em cerimônia a ser realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS