De janeiro a outubro, moscatéis registraram expansão de 46% nas comercializações. Produto Aurora Moscatel é o mais negociado, representando 25% do total de borbulhas vendidas
A Cooperativa Vinícola Aurora celebra um ano de resultados expressivos na categoria de espumantes, reafirmando sua posição entre as líderes de mercado nacional e destacando-se pela qualidade de seus produtos. A empresa da Serra Gaúcha deve fechar o ano com 7,3 milhões de garrafas comercializadas, 20% a mais do que em 2023.
Entre janeiro e outubro, a cooperativa registrou um crescimento médio de 16% nas vendas das borbulhas, com os moscatéis alcançando 46% de expansão em comparação ao mesmo período do ano passado. O rótulo Aurora Moscatel se consolida como um dos carros-chefes da vinícola, representando 40% do volume de moscatéis negociados e 25% de todos espumantes comercializados pela empresa.
Os principais destinos foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
“Com a chegada do último trimestre, período que tradicionalmente concentra 40% das vendas anuais de espumantes, a expectativa é mantermos o ritmo de crescimento em volume e alcançarmos um incremento de 10% em valor em relação ao mesmo período de 2023. Os espumantes são a categoria que mais cresce no Brasil, alcançando, em média, 15% de expansão por ano”, destaca Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.
Neste ano, as vendas para o mercado externo também cresceram 176%, saltando de 16.830 para 46.584 garrafas. Os produtos foram comercializados para cinco países: Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia.
Mudança de perfil de consumo
O resultado da Cooperativa Vinícola Aurora reflete as transformações no comportamento do consumidor brasileiro, que agora vê os espumantes como uma bebida para celebrar conquistas cotidianas, e não apenas em ocasiões sazonais como o Natal e Réveillon.
Essa democratização do consumo tem sido acompanhada por uma crescente valorização dos espumantes nacionais, que hoje detêm cerca de 80% do mercado interno. Também é consequência do aumento pela procura por estilos diversificados, como rosés e versões premium, como os espumantes com a Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira.
“Os espumantes deixaram de ser vistos apenas como bebidas para festas de final de ano e passaram a marcar presença em momentos cotidianos, evidenciando a democratização do consumo. Hoje, a Aurora registra vendas consistentes durante todo o ano, incluindo períodos que anteriormente eram considerados de baixa sazonalidade”, pontua o diretor de Marketing e Vendas da Aurora.
Atenta às tendências de mercado, a vinícola continua investindo em inovação e desenvolvimento de produtos. Novidades em linha e distribuição estão previstas para 2025, com o objetivo de atender a um público cada vez mais exigente e versátil.
Marca que mais cresceu na categoria
A Cooperativa Vinícola Aurora ficou na primeira colocação no ranking nacional ‘Marcas que mais Cresceram’ na categoria de espumantes, realizado pela revista SuperVarejo e pela Scanntech Brasil. Entre as regiões com maior destaque de preferência pelas borbulhas da empresa está o Centro-Oeste.
Premiações e reconhecimento
A Aurora consolida sua posição como a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 920 medalhas em concursos chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em 2024, das 46 distinções conquistadas, 16 delas foram para os espumantes, sendo o Aurora Brut Branco o rótulo mais condecorado do ano no portfólio. Enquanto que, historicamente, o espumante Aurora Moscatel ocupa o primeiro lugar do pódio, com 119 distinções em concursos nacionais e internacionais.
Os números da Aurora na categoria
- 7,3 milhões de garrafas de espumantes negociadas de janeiro a outubro de 2024;
- Projeção de crescimento: 20% em volume e 10% em valor. A subcategoria dos moscatéis deve fechar o ano com 50% de expansão em volume e valor;
- Em volume, os espumantes do tipo moscatel representam 60% de todas das borbulhas comercializados pela Aurora, seguido do brut (34%), demi-sec (5%) e extra brut (1%);
- O rótulo Aurora Moscatel representa 40% do volume de moscatéis vendidos e 25% de todas as comercializações de espumantes da cooperativa;
- 6 linhas de produtos comercializados no mercado interno (Aurora, Procedências, Gioia, Pinto Bandeira, Saint Germain e Conde de Foucauld);
- O Aurora Moscatel é o espumante mais premiado da vinícola, com 119 medalhas;
- Espumantes exportados para cinco países (Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia).
Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora | MCom Comunicação
Fotos: Dandy Marchetti | divulgação
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal