Projetos de lei a serem debatidos e votados:
– Projeto de lei ordinária 27/2025, de autoria do Prefeito Municipal: autoriza o Município a firmar termo de cooperação para a manutenção do atendimento médico, ambulatorial e hospitalar de alta complexidade em traumato-ortopedia com o município de Farroupilha, que é local de referência.
“O Termo de Cooperação tem como objetivo a conjunção de esforços entre os partícipes para a viabilização do atendimento médico, ambulatorial e hospitalar na Especialidade de TRAUMATO-ORTOPEDIA EM ALTA COMPLEXIDADE, aos usuários do Sistema Único de Saúde residentes no Município de Bento Gonçalves, através do repasse de recursos para o atendimento, quando necessário, ao MUNICÍPIO DE FARROUPILHA, na rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde, por ser local de referência”, diz o projeto.
Leia o projeto: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31941
– Projeto de lei ordinária 31/2025, de autoria do Prefeito Municipal: autoriza o Município a firmar termo de cooperação para a manutenção do atendimento médico, ambulatorial e hospitalar de média complexidade em traumato-ortopedia com o município de Farroupilha, que é local de referência.
“O Termo de Cooperação tem como objetivo a conjunção de esforços entre os partícipes para a viabilização do atendimento médico, ambulatorial e hospitalar na Especialidade de TRAUMATO-ORTOPEDIA EM MÉDIA COMPLEXIDADE, aos usuários do Sistema Único de Saúde residentes no Município de Bento Gonçalves, através do repasse de recursos para o atendimento, quando necessário, ao MUNICÍPIO DE FARROUPILHA, na rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde, por ser local de referência”, diz o projeto.
Leia o projeto: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31945
– Projeto de lei ordinária 33/2025, de autoria do Prefeito Municipal: autoriza o Município a abrir crédito especial no valor de R$ 20,00.
“A abertura do crédito especial constante no art. 1° do projeto de lei se faz necessária ao lançamento do edital para repasse de recursos oriundos da Lei Federal 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc — PNAB). O edital possibilitará investimentos regulares em projetos e programas capazes de implementar ações públicas para os/as trabalhadores(as) da área da cultura, as entidades (com ou sem fins lucrativos), pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive o patrimônio cultural material e imaterial”, diz o projeto.
Leia o projeto: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31947
Moções
– Moção 5/2025 de apoio ao Projeto de Lei n° 624/2023, de autoria do deputado federal Domingos Neto, que Institui o Programa Renda Básica Energética (Rebe), altera as Leis nº 10.438, de 26 de abril de 2002, nº 14.182, de 12 de julho de 2021 e nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022. O Programa Renda Básica Energética (Rebe) propõe a instalação de sistemas de energia fotovoltaica para consumidores de baixa renda, especialmente para aqueles que são beneficiários da tarifa social. Autoria: bancada do Progressistas.
Leia a moção: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31987
– Moção 6/2025 de aplauso para a Igreja Internacional da Graça de Deus, considerando os relevantes trabalhos feitos para a comunidade. Autoria: Paulo Souto (PSDB).
Leia a moção: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31980
– Moção 7/2025 de apoio ao Projeto de Lei nº 599/2023, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), que propõe a alteração da Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985, visando extinguir a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Autoria: Joel Bolsonaro (PL).
Leia a moção: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/32001
– Moção 8/2025 de aplauso pelos títulos conquistados na 35ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) ao peão Roberto Barreto (CTG Gaudério Serrano), primeiro lugar Laço Diretor Campeiro; ao peão Francisco dos Santos (CTG Gaudério Serrano), segundo lugar Laço Veterano; a prenda Laura Zatt (CTG Sentinela da Serra), terceiro lugar Laço Guria; a prenda Sofia Invernizzi (CTG Gaudério Serrano), pelo segundo lugar Laço Vaca Parada. O evento foi realizado no Parque Municipal de Eventos de Santa Cruz do Sul, entre 13 e 16 de março.
Leia a moção: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/32002]
Fonte e foto: Comunicação Câmara de Vereadores
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis