Neste sábado, dia 27, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, em Bento Gonçalves, promoverá o Projeto “Povos do Cecília”, com o Brechó Estudantil e a Mostra de Trabalhos vinculados ao projeto educacional que que visa mostrar as diversas culturas e tradições de outros povos e etnias, que forma a escola.
A ação é uma sequência do projeto “Territorialidades Negras” realizado pelo alunos no ano de 2017. Segundo a diretora Marilei Anderle, a equipe diretiva e os professores, em reunião, entenderam que o projeto devia ser ampliado para outros povos e etnias. “Foi feito todo um trabalho de pesquisa sócio-antropológica com alunos que desejaram participar desta pesquisa e com pais de alunos também. A partir dos dados que coletamos é que fomos organizando quais as raças e etnias que compõem a nossa escola”.
O resultado desse trabalho será conhecido no sábado nas dependências da escola, com a Mostra de Trabalho, além de apresentações de danças e músicas, em paralelo com o Brechó estudantil.
O professor Ivan Ceriotti, trabalhou com os alunos na questão de arrecadar roupas e vestimentas para organizar o brechó, que irá angariar fundos para a escola, “a gente começou faz uns dois meses, nós organizamos as turmas como se fosse uma gincana pra arrecadar um grande números de peças, e a partir daí começamos a fazer a seleção das peças”.
As peças de roupas vieram todas das residências dos alunos. São roupas que não são mais usadas ou peças doadas por familiares e conhecidos. Para expor as peças antes do evento os alunos criaram uma página no facebook, chamada Cecília’s Fashion, onde a comunidade pode conferir o que será comercializado no dia 27.
Serão quatro etnias representadas no evento: italiana, alemã, indígena e africana. A professora Juliana Lima organizou a divisão das turmas que realizaram o trabalho “dentro de cada área algumas turmas ficaram com a exposição de trabalhos enquanto outras vão trazer as danças e as apresentações”.
O Brechó Estudantil do Cecília terá mais de quatro mil peças de roupa nas linhas masculino, feminino e infantil, com custo entre R$ 1 e R$ 10 reais. Haverá também a comercialização de “salchipão” e cachorro-quente. O evento ocorre das 10h às 15h nas dependências da escola e é aberto ao público em geral.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis