Projeto do Tacchini quer ampliar os leitos de UTI através do SUS

O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves quer ampliar os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A afirmação é do superintendente executivo, Hilton Mâncio, em entrevista para Rádio Difusora 890.

Atualmente a instituição possui 20 leitos de UTI, 13 através do SUS (Sistema Único de Saúde), e sete particulares. Cada leito custa R$ 1,6 mil por dia para o Hospital, sendo que pelo SUS, metade do valor é dividido entre a União e o Governo do Estado.

“Nós temos o projeto de ampliação para mais dez leitos, mas tivemos que segurar no último ano em virtude da escassez de recursos”, afirmou. O foco do Tacchini é colocar em prática esta ampliação em no máximo mais um ano, conforme a disponibilidade financeira.

Muitas vezes o paciente está na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e necessita de um leito via SUS no Tacchini na UTI, o que é definido por uma Central Reguladora do Estado. “Bento Gonçalves precisa pedir a Central onde colocar o paciente, se é no Tacchini ou em outro lugar”, acrescentou Hilton.

Já ocorreu, por exemplo, dos leitos estarem todos ocupados e o Estado sugerir o encaminhamento de paciente para outros municípios. Mais recentemente, o serviço aeromédico local interferiu para transferência imediata.

No inverno deste ano o Tacchini chegou a acomodar 16 pacientes pelo SUS. “E as pessoas do Plano de Saúde como ficam no contexto? O Tacchini tem uma Rede de Atendimento, temos leitos no Tacchini e se tiver dificuldade tenho leito em Caxias, Porto Alegre, em outros municípios, extremamente qualificados. É muito raro acontecer”, afirmou.

Em época de escassez de recursos, o Tacchini ainda enfrentou dificuldades pelo não pagamento de valores do Estado destinado ao convênio via SUS para sua UTI. “Depois da iniciativa do Município de acionar juridicamente o Estado, se conseguiu avançar bastante e estamos praticamente em dia”, comema Hilton.
Os esforços dão-se neste momento no não atraso de remunerações aos médicos, funcionários e fornecedores para manutenção do serviço. “Vamos continuar com a nossa estrutura e garantimos a busca de recursos para ampliações de leitos”, finalizou.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido