As ações iniciaram na última semana, sendo realizadas até o momento 23 visitas domiciliares
A Prefeitura de Bento Gonçalves através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e a Assistência Social, está fazendo uma busca ativa para localizar homens na faixa etária dos 18 a 40 anos cadastrados no programa Bolsa Família. A ação tem por objetivo dar oportunidade de emprego para pessoas que se enquadram nesse perfil. Inicialmente, serão 40 pessoas procuradas, num universo de 2.139 cidadãos que estão em benefício do Programa. Cerca de 400 outros cadastrados têm o perfil para o programa e estão em fila de espera.
Na última semana, iniciou a força-tarefa para iniciar o processo de revisão cadastral e poder confirmar as informações que são autodeclaradas pelo responsável familiar no ato do cadastramento. O foco inicial está em cadastros unipessoais, de indivíduos com idade entre 18 e 40 anos. Foram realizadas 23 visitas domiciliares, dentro de um cronograma que seguirá em execução. Em dois dias de trabalho conjunto, foram doze encaminhamentos, num contexto de início de trabalho, que tem a intenção de se fortalecer como uma rotina.
A assistente social e coordenadora do Cadastro Único Adriane Lazzarotto explica que “temos um foco inicial de 86 famílias unipessoais, e num segundo momento haverá ampliação do escopo com meta de aproximadamente 300 famílias de diferentes perfis, e atuação para consolidar uma rotina de trabalho com estrutura permanente de busca ativa e revisão periódica de cadastros, mantendo o trabalho integrado com a equipe do Desenvolvimento Econômico que promove acesso às vagas de emprego, enquanto ação complementar”.
Conforme a Coordenadora, se no processo de busca ativa o beneficiário do Bolsa Família não é localizado no endereço declarado no cadastro, ocorre encaminhamento à área responsável pela gestão do programa e que poderá proceder bloqueio do benefício, aguardando que se apresente e confirme seus dados. “Em muitos casos esta pessoa já pode estar residindo em outro município, nesse caso deve atualizar seu cadastro na cidade onde reside. Para quem é beneficiário e começa a trabalhar, o desligamento do programa se dá como uma consequência”.
Das visitas realizadas até então, em sua maioria, as pessoas não foram localizadas no endereço. A coordenadora salienta que “o mais importante é que o movimento está gerando repercussão na comunidade, onde beneficiários ficaram sabendo da proposta e estão buscando espontaneamente o setor de atendimento do Cadastro Único para saber sobre as vagas. Estes são encaminhados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que, de forma muito ágil e com estrutura de suporte, faz a colocação efetiva junto a empresas parceiras”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico André Luiz Ferreira dos Santos tem acompanhado as ações e destaca que “estamos trabalhando de forma integrada com a Assistência Social, que tem sido importante nessas buscas ativas. O mais importante é que essas pessoas têm uma boa oportunidade de começarem a trabalhar e ter sua renda própria. Vamos seguir firme nessas ações”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Viríssimo destaca que “é uma ação muito importante, porque visa justamente fazer a busca dos beneficiários para saber se realmente são pessoas que necessitam disso, e melhor do que isso, oportunizar emprego a eles. Acreditamos que isso nos ajuda a economizar dinheiro dos cofres públicos, através da fiscalização, busca, e atualização de cadastro junto ao Governo Federal”.
O Prefeito Diogo Siqueira comenta que “estamos ofertando emprego para essas pessoas, para que saiam da dependência do Bolsa Família, que tenham sua independência. O emprego é o melhor programa de assistência social, e estamos fortificando isso. Existem ofertas de emprego para todos, por isso vamos fazer de tudo para que a população consiga seu trabalho e desta forma a economia consiga crescer também”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
The Art of Clairvoyant Readings: Insights into the Spiritual Realm
Campanha “Adote um Bom Velhinho”, do Lar do Ancião, segue até segunda-feira
Morador da Região Metropolitana de Porto Alegre ganha R$ 100 mil no sorteio de dezembro do Nota Fiscal Gaúcha