Uma importante vitória para a prevenção de desastres naturais no Rio Grande do Sul foi conquistada nesta terça-feira, 5. O projeto de lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que cria a Política Estadual de Apoio e Fomento ao Desassoreamento, recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Com nove votos a favor e apenas um contra, da deputada Luciana Genro (PSOL), a proposta de Pasin dá um passo significativo rumo à implementação de ações efetivas para reduzir os impactos de enchentes, inundações e deslizamentos no estado. A iniciativa do parlamentar busca promover a limpeza e a recuperação de rios, arroios e outros corpos d’água, diminuindo o risco de alagamentos e garantindo a qualidade ambiental.
O deputado Guilherme Pasin comemorou a aprovação do projeto na CCJ, mas reforçou a necessidade do projeto avançar na Casa para se tornar realidade. “Essa política é fundamental para prevenir tragédias e proteger a vida das pessoas. Estamos dando um passo importante para construir um Estado mais resiliente e preparado para enfrentar os desafios climáticos, mas precisamos avançar”, afirmou Pasin.
A proposta de Pasin prevê a criação de um programa estadual de desassoreamento, com a definição de critérios para a sua execução. Além disso, o projeto incentiva a participação de municípios e outras instituições na implementação da política.
Com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de lei segue agora para uma comissão de mérito.
Fonte: Assessoria Parlamentar – Deputado Guilherme Pasin
Foto: Raul Pereira / ALRS
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS