Após a apresentação do anteprojeto das instalações do Parque Tecnológico Zenit da UFRGS na Serra Gaúcha, para os prefeitos de Farroupilha e de Flores da Cunha, respectivamente, Claiton Gonçalves e Lídio Scortegagna, no começo deste mês, a tarde desta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Vereadores de Flores da Cunha, o compartilhamento destas informações chegou até os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste).
Com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann, e equipe, os gestores dos 36 municípios da Associação tomaram conhecimento das intenções da instituição de ensino que aproxima-se cada vez mais da região.
A projeção é de incrementar a inovação e empreendedorismo, com sustentabilidade, contemplando quatro edificações com cerca de 12 mil metros quadrados, além de um prédio principal com seis pavimentos que contará com espaço para startups e grupos de pesquisas.
Oppermann ponderou que trata-se de um coroamento da relação histórica da “UFRGS com a Amesne. Nunca se perdeu o compromisso de vir e de mostrar o interesse de se instalar na Serra. Agora esperamos que os prefeitos nos auxiliem na busca de financiamentos tanto no Congresso quanto no Governo Federal”, referiu.
Outra alternativa desenvolver a execução com Parcerias Público Privadas com o aval de empresas da região. O reitor relatou que não é uma certeza a estrutura estar pronta em 2020, conforme previa o prefeito Claiton Gonçalves, mas a proposta é sim uma realidade.
Disse mais, afinal ainda haviam dúvidas dos moradores da Serra, o “Campus UFRGS o local é Farroupilha”.
Reunião
O prefeito Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, presidente da Amesne, afirmou que “é um grande avanço pensando no aspecto regional. O Parque vai ser base de apoio para consultores atuarem inclusive dentro das próprias empresas”, lembrou.
Claiton Gonçalves, de Farroupilha, não esconde seu otimismo com a conquista da cidade que abrigará o Parque. Mas, voltou a comentar que “somos um único povo e única região. O sítio não é tão importante do que realmente a UFRGS vem fazer na Serra”, completou.
O anfitrião da reunião foi o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna. Após a Assembleia da Amesne os prefeitos dirigiram-se até a solenidade de abertura da Fenavindima. que acontece desta sexta, 14, até 1º de março.
Relembre
Em fevereiro de 2015, uma Assembleia da Amesne na cidade de Nova Pádua culminou com a aprovação dos prefeitos da Amesne, em maioria absoluta, da instalação do campus Serra em uma área no Vale dos Vinhedos, entre os bairros Borghetto e Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, pertencente a Embrapa Uva e Vinho. Contudo, houve mudança de rumos e o chamado “Marco Zero da UFRGS na Serra” foi mesmo oficializado para Farroupilha.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Com informações e fotos do repórter Airton Ferreira, direto de Flores da Cunha
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho