Parcerias entre Rio Grande do Sul e Itália são debatidas durante série de agendas da Assembleia em Roma

Roma, Piazza Navona, número 14. Nesta terça-feira (16), este foi o cenário dos debates e das tratativas para reforçar os laços comerciais e culturais entre Rio Grande do Sul e Itália. O endereço, localizado na principal praça barroca da capital italiana, é a casa da Embaixada do Brasil no país europeu. O grupo, formado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, e por deputados e secretários estaduais, foi recebido pelo embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza.

Na primeira agenda do dia, a comitiva apresentou características e potencialidades do Estado para futuros investimentos nas esferas energética, de aviação e de obras. Integrantes da SACE, agência de fomento às exportações da Itália, participaram da reunião. Na sequência, ocorreram encontros com representantes da agência privada Simest, vinculada ao setor financeiro, e do banco Intesa Sanpaolo.

“A Embaixada do Brasil em Roma abriu suas portas para que o Rio Grande do Sul possa mostrar suas oportunidades de negócios a potenciais investidores italianos. Estamos felizes e confiantes de que bons frutos sairão deste encontro, numa demonstração de força e unidade entre Executivo e Legislativo em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o presidente Brito, ao avaliar o teor das interlocuções.

Projetos nos setores de infraestrutura, saneamento básico, hidrogênio verde, mobilidade, segurança, lazer e em áreas sociais foram elencados por Eduardo Leite, que reforçou uma das principais iniciativas durante explanação aos italianos: a concessão de rodovias, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões.

“As agências de fomento, de desenvolvimento e os bancos italianos têm um portfólio grande de empresas que são clientes e que buscam atuação fora da Itália. É muito importante que posicionemos o Rio Grande do Sul para que os investidores também olhem para nós”, defendeu Leite.

FAO

A série de audiências prosseguiu na FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. As lideranças gaúchas foram recebidas pela vice-diretora do organismo, Maria Helena Semedo. Em pauta, o projeto da Lagoa Mirim e programas de cooperação para a transformação de sistemas agroalimentares, visando ampliação da produtividade e redução de impactos ambientais e sociais.

O tema da segurança alimentar com produção irrigada sustentável também teve destaque nas colocações entre as partes. A gestão 2024-2025 do Parlamento gaúcho, sob o comando de Adolfo Brito, tem como eixo central o tripé reservação de água, irrigação e piscicultura – RS Sustentável: Cada Gota Conta .

Voos Porto Alegre-Roma e Roma-Porto Alegre

Durante a tarde, pelo horário italiano, reunião com a diretoria da ITA Arways, antiga Alitalia, tratou sobre a criação de um voo direto Porto Alegre-Roma, Roma-Porto Alegre. Antonino Turicchi, presidente da empresa de aviação, e Andrea Benassi, diretor-geral, participaram do ato.

Pietro Caldaroni, relações institucionais da ITA Arways, afirmou que a aérea quer crescer em tráfego com o Brasil e que os dirigentes “estão abertos a conversações para incluir novas rotas a partir de 2025”. A companhia conta com uma frota de 22 aeronaves com potencial de voos continentais.

O chefe do Executivo gaúcho classificou a busca por um voo direto como prioridade de governo. “O Rio Grande está disposto a saber se além do desconto em impostos, a ITA Arways tem alguma demanda extra para que a rota seja concretizada”, reiterou o governador, ao reforçar os canais de diálogo e mencionar o número de voos regionais do Estado – o maior do Brasil.

Missão do Parlamento

A comitiva da Assembleia é formada pelos parlamentares Adolfo Brito (PP), Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Silvana Covatti (PP), Professor Claudio Branchieri (PODEMOS), Aloisio Classmann (UNIÃO), Delegada Nadine (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB).

*com informações de Juliano Rodrigues/Secom Governo do Estado, Maurício Tonetto/Secom Governo do Estado e de Cristiano Guerra/ALRS

error: Conteúdo Protegido