Parcelamento de salários leva servidores do estado a novo manifesto nesta quinta

Com o oitavo parcelamento dos salários em 19 meses na gestão José Ivo Sartori, para esta quinta-feira, 4, está marcada uma intensa mobilização de servidores em todo o Estado. O bloco da segurança liderado pelo Ugeirm Sindicato (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul), com servidores da Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP), Bombeiros e Susepe, sugere em um primeiro momento que a população não saia de casa, pois não haverá segurança. Os protestos tem o apoio ainda do Cpers Sindicato (Sindicato dos Professores do RS).

O movimento é denominado “15 Horas sem Segurança”, onde somente casos de maior gravidade como  homicídios, latrocínios e estupros serão atendidos. A Brigada Militar não tem o direito de parar, embora mesmo que não admitido publicamente, ocorre um reforço de Policiais Militares na área interna dos quartéis pelo RS.

A Justiça acatou um pedido de liminar da Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS) e do SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana) para que as agências e postos de atendimento bancário do estado ficassem fechadas nesta quinta-feira (4), devido à paralisação ainda na noite de ontem. Mas, nas primeiras horas da manhã foi derrubada e o funcionamento está garantido.

Cronograma divulgado pela Ugeirm

 

IMG-20160803-WA0053A paralisação começará às 6 horas. Nesse horário a UGEIRM estará concentrada em frente ao Palácio da Polícia na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A mobilização na frente do Palácio da Polícia prosseguirá durante o dia, com distribuição de material para a população explicando os motivos da paralisação.

Às 15 horas começará a concentração em frente à Secretaria de Fazenda, no Centro de Porto Alegre, onde será realizado um Ato Público, em conjunto com os outros setores do Serviço Público Estadual. Após o Ato, os manifestantes partirão em caminhada até o Palácio Piratini.

Na Praça da Matriz, os servidores públicos receberão os manifestantes da Caminhada Iluminada, que sairá da Esquina Democrática às 19 horas em direção ao Palácio Piratini.

Programação no Interior

Nas cidades do interior do estado, a UGEIRM está orientando para que sejam feitas concentrações, a partir das 6 horas, em frente às delegacias. Durante o dia, a recomendação é que sejam realizados Atos Públicos, em conjunto com os outros setores do serviço público, mostrando para a população o desmonte da Segurança Pública.

 

error: Conteúdo Protegido