A coleção de exemplos inspiradores é grande – e o desejo de ampliá-los, ainda maior. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves chega aos 16 anos repleta de histórias de vidas que foram transformadas com o trabalho social. Desde a sua criação, em 2000, a Organização Não Governamental (ONG) já beneficiou cerca de 100 entidades, fruto do engajamento de uma sociedade participativa, comprometida com o bem-estar comum.
“Olhamos o saldo dessa iniciativa com imenso orgulho por cada caso em que o voluntariado fez a diferença na vida de alguém. Essa certeza de estarmos contribuindo de forma concreta com outras pessoas é o estímulo fundamental para buscarmos ampliar cada vez mais essa corrente positiva”, comenta Laudir Piccoli, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), responsável pela implantação da Parceiros Voluntários no município.
Atualmente, são 70 voluntários trabalhando na unidade apartidária, atendendo diretamente a 21 instituições locais. O repertório de ações realizadas é rico e variado, planejado e executado para atender às necessidades dos beneficiados, e também de acordo com as sugestões criativas dos próprios participantes.
Nessa relação de troca, todos os envolvidos saem ganhadores. As ações são positivas também para quem ajuda, uma vez que a participação nas atividades desenvolvidas oportuniza maior envolvimento com a comunidade. “Muitos relatam que se descobrem voluntariando: dedicando-se ao próximo, eles também recebem a troca desse calor humano, tornando-se cidadãos mais conscientes e comprometidos na sociedade em que vivem”, afirma a coordenadora da unidade no município, Angélica Somenzi.
Descoberta do voluntariado
Entre as tantas histórias que marcam os 16 anos da Parceiros Voluntários está a de uma voluntária de 60 anos. Ela retomou as atividades após a perda de um filho, afirmando que esse desafio de servir os outros voltou a dar sentido a sua vida, permitindo que deixasse de lado o uso de antidepressivos. “Quando lembro dela fico muito emocionada, pois foi um exemplo do que o trabalho voluntário é na sua essência: uma via de mão dupla, na qual a gente recebe na mesma proporção que entrega”, lembra Daiane Predebon, ex-coordenadora da Parceiros, voluntária da unidade e que acompanhou de perto a transformação no caso dessa senhora.
Todos podem participar
Disposição, boa vontade e comprometimento são os requisitos para quem quiser atuar no voluntariado. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um Programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades, caminhadas por causas sociais, entre outros. Informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.
Fonte: Exata Comunicação
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
UCS recebe empreendedores universitários para Encontro Gaúcho de Empresas Juniores
Vinícolas se unem e criam a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi