Em 2021, a indústria brasileira de componentes para móveis, máquinas e ferramentas exportou 3 bilhões de dólares para o mundo. Somente a Colômbia adquiriu 150 milhões de dólares, posicionando-se entre os 15 mercados mais representativos. Com o objetivo de estimular as relações comerciais entre os dois países, o Orchestra Brasil – projeto de exportação para empresas brasileiras fornecedoras do setor, mantido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e atração de investimentos (Apex-Brasil) – levará 17 corporações à Interzum, principal feira do segmento na América, que ocorre de 10 a 13 de maio em Bogotá.
De acordo com a consultora do Orchestra Brasil, Ana Cristina Sant’anna Schneider, estima-se que os componentes respondem por 46,7% do valor de produção dos móveis brasileiros. “Os fornecedores da indústria moveleira são os grandes promotores de inovação no setor, desde fabricantes de tecnologias, insumos e acessórios até estúdios de design e prestadores serviços. Portanto, esse elo é fundamental para aumentar a competitividade do setor como um todo”, comenta.
EMPRESAS EM BOGOTÁ
Akeo, Allparts, Brasmacol, CPI Tegus, Crippa, Joelini, Lidear, LRB Química, Lufati, Projepack, Promob, Sayerlack, Rometal, Tecbril, Tramontina, Wirutex e Zen são as empresas brasileiras que se preparam para apresentar suas inovações e lançamentos em Bogotá. “A participação na Interzum é estratégica para gerar vínculos mais fortes entre os mercados brasileiro e colombiano, bem como colocar essas indústrias numa grande vitrine mundial”, ressalta Ana Cristina.
COMPORTAMENTO E MERCADO
Antes o consumo era predominantemente sobre elementos amadeirados, cores escuras e desenhos básicos. Nos últimos anos, porém, o consumo em termos de componentes e elementos decorativos mudou. Percebe-se que o consumidor colombiano voltou-se para o uso e preferência por elementos mais modernos, com cor, design e inovação mais semelhantes à oferta do mercado brasileiro.
Desde que a pandemia intensificou o trabalho remoto, os consumidores começaram a criar espaços que oferecem conforto e segurança. Esse foi um trunfo para muitos fornecedores brasileiros que já apostam em quesitos como tecnologia, qualidade, conforto, elementos sustentáveis e design.
Fonte: Sindmoveis-BG
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal