Nova proposta de regimento da Câmara de Bento prevê duas sessões por semana

A proposta do novo regimento interno da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, que regra o trabalho dos parlamentares, foi apresentada na tarde desta quarta-feira, dia 23. Duas sessões semanais e a possibilidade das mesmas serem itinerantes integram a minuta elaborada pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), em conjunto com a Mesa Diretora, com uma comissão especial e um grupo de servidores. Para entrar em vigor, é necessária a aprovação dos legisladores. A expectativa é que isso ocorra ainda neste ano.
De acordo com o diretor do Igam, André Leandro Barbi de Souza, o pedido para a realização de duas sessões semanais partiu da Câmara. Pela nova proposição, os encontros acontecerão nas segundas e nas quintas-feiras, às 15h.   Para a primeira está prevista a discussão e, para a segunda, a votação. “Quando se discute um projeto de lei tem dois momentos, um que é de debate e outro que é de votação. Esses dois momentos aconteciam em uma sessão somente e isso acabava muitas vezes tornando cansativo o acompanhamento por parte do cidadão e da comunidade”, afirma.
A minuta propõe também a  possibilidade de sessões e reuniões de comissões itinerantes.  “O grande propósito é fazer com que a Câmara interaja o máximo possível com a comunidade, com as escolas, com as lideranças, com os sindicatos, com as associações, com o interior do município para que ela possa, através desse diálogo, que agora, cada vez mais vai ser intensificado, fidelizar mais e dar mais autenticidade para suas decisões”, ressalta.
A transparência também é uma das norteadoras da proposta apresentada. O objetivo da facilitação da informação é destacado pelo  presidente da Câmara, Valdecir Rubbo (PTB). “Nós estamos abrindo canais para que a tramitações de projetos realizados nessa casa possam ter uma participação popular mais ampla. É nesse sentido que estamos apresentando este projeto”, destaca o vereador.   Agora, será constituída uma comissão para análise desta proposta de regimento interno. Posteriormente, a mesma irá para a discussão e votação dos parlamentares.
Francine Boijink- Central de Jornalismo da Difusora
error: Conteúdo Protegido