Monte Belo do Sul tem final de semana para vivenciar a colheita da uva

Festa de Abertura da Vindima reserva atrativos como desfile de carros alegóricos, pisa de uva coletiva e show da cantora italiana Mafalda Minnozzi

Parte inata de Monte Belo do Sul, a cultura da uva e do vinho está em todo o lugar do pequeno município que, desde quinta-feira (25), transformou suas ruas centrais em vias para celebrar a colheita de uva. Símbolo máximo de sua gente, a Festa de Abertura da Vindima, que ganha alguns de seus principais atrativos neste final de semana, leva para a Rua Sagrada Família toda a cultura criada pela mão do imigrante italiano que colonizou o município.

O apreço desse legado está em toda parte. E será exaltado com ainda mais devoção até domingo, dia 28, quando se encerra a festa. A intensa programação para comemorar a vindima, no entanto, será intensificada já no sábado (27). Nesse dia, os visitantes poderão participar da pisa da uva coletiva, uma das novidades preparadas para a oitava edição do evento. Serão três edições da atividade, às 13h45min, às 17h e às 22h, além de uma no domingo, às 19h, numa grande oportunidade para reviver um antigo hábito trazido pelos imigrantes à Serra. Era dessa forma que, antigamente, se extraia o sumo das uvas para dar início à vinificação.

Quem participar da pisa, realizada numa “mastela” – recipiente de madeira – de três metros de diâmetro e com capacidade para receber de 20 a 30 turistas por vez, poderá ampliar essa experiência. Realizada ao som da “Tarantella”, a pisa será vinificada, e quem quiser poderá levar para casa o vinho que ajudou a fazer. A bebida poderá ser retirada em Monte Belo ou entregue, após cerca de sete meses, em endereço previamente informado, e todo o processo de elaboração poderá ser acompanhado, se assim o participante desejar.

A pisa é um dos tantos elementos que ajudam a aproximar o visitante da cultura da uva, essencial para o desenvolvimento econômico do município, que homenageia isso até nos postes de iluminação pública. Estruturas de LED que representam taças de vinho e cachos de uva conduzem o visitante até a festa. Na Praça Padre José Ferlin, uma outra disposição iluminada na cor vinho forma um corredor em formato triangular e convida o visitante a percorrê-lo a pé para chegar à celebração da vindima.

Concentrada sob uma grande estrutura de lona, a festa expõe isso também distribuindo o fruto e mostrando o resultado de sua vinificação. O espaço enogastronômico da festa reúne premiadas vinícolas de Monte Belo, exibindo rótulos com Indicação Geográfica, e a conhecida gastronomia do lugar.

Por ali, também, Monte Belo exibe algumas das cerca de 100 variedades de uvas cultivadas no município, conhecido por ser o maior produtor per capita de uvas finas da América Latina (cerca de 16t per capita ao ano). Outro atrativo diz respeito à memória da festa. Antigos trajes vestidos por ex-soberanas também estão expostos a poucos passos dali.

Domingo com desfile de carros alegóricos e show de Mafalda Minnozzi

A festa reúne cerca de 100 expositores, incluindo empresas de maquinário agrícola, estabelecimentos gastronômicos e vinícolas, além de marcas locais e de fora de diferentes produtos exibidos na feira ExpoMonte, atração concomitante do evento.

Outra atração são os mais de 20 shows programados para os quatro dias do evento. Já passaram pelo palco da festa nomes como Os Monarcas, na quinta-feira, e Nenhum de Nós, na sexta-feira. Entre apresentações de grupos locais que exaltam a música e a dança folclórica, estão programados shows como do Alma Nova e da dupla Matheus e Mathias, no sábado, e d’Os Atuais, no domingo.

É domingo, ainda, que o evento reserva uma atração internacional. A cantora Mafalda Minnozzi encerra, às 19h30min, a oitava Festa de Abertura da Vindima. A artista preparou um repertório especial, com trilhas de Ennio Morricone, clássicos dos anos 1960 músicas como “Io Che Amo Solo Te”, música popular italiana e até “Mérica, Mérica”. “Estou ansiosa para cantar juntos com o público e adicionar mais um capítulo a essa história durante a Festa de Abertura da Vindima em Monte Belo do Sul”, diz a cantora.

Antes dessa imperdível atração, o público tem outro encontro que promete ser um dos grandes momentos da festa. Às 14h de domingo ocorre o aguardado desfile de carros alegóricos, na Rua Arthur Beltrame. Serão mais de 30 representações contando a história do município a partir de suas comunidades, exaltando a cultura, o trabalho e a fé que marcam a trajetória de Monte Belo do Sul.

Serviço

O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima

Quando: até domingo, dia 28 de janeiro

Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

 

Pisa da uva

Dias e horários

– Sábado (27), às 13h45min, às 17h e às 22h

– Domingo (28), às 19h

 

Quanto

– R$ 50 (por pessoa)

– R$ 100 (para pisa + vinificação, com direito a uma garrafa de vinho)

 

Programação artística

 

27/01/2024 (sábado)

12h – Show Corais locais

13h – Show de Danças – Grupo Alemão Lustige Volkstanzgruppe Bergtal

13h45min – Pisa da Uva

14h30 – Tarde Infantil – Espetáculo Circense Cia Burzum

17h – Pisa da uva

17h30 – Show Ragazzi Dei Monti

19h – Show de Danças Italianas com Ballo D’Italia

20h – Show Banda Alma Nova

22h – Pisa da uva

22h30 – Show Matheus e Mathias

00h – DJ Gustavo MK

 

28/01/2024 (domingo)

09h – Missa de Ação de Graças pela Safra da Uva

11h – Grupo Vicentino

12h – Show Grupo The Travellers

14h – Desfile de Carros Alegóricos

15h30 – Show Grupo Sanfonaço

17h – Grupo de Danças Picolli Balerini

17h15 – Show com Os Atuais

19h – Pisa da Uva

19h30 – Show internacional de encerramento Mafalda Minnozzi (Itália)

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Augusto Tomasi

error: Conteúdo Protegido