Nesta quinta-feira, a Secretaria de Educação promoveu a live “Humanização no Espaço Escolar”, com a pedagoga, especializada em prevenção e posvenção, facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz, Katiane Boschetti da Silva.
Por meio de dois questionamentos, qual a sua melhor/mais difícil lembrança relacionada com o ambiente escolar, Katiane colocou que um das características primordiais é o acolhimento e a empatia: “temos que ampliar o nosso olhar para o outro e perceber que todos são seres holísticos. Isso proporciona uma amplitude na comunicação pedagógica e vai além dela. É claro que a Educação precisa inserir as mudanças de forma que compreenda as motivações e angústias das gerações de alunos que o educandário recebe”.
A escola deve ser um espaço saudável, onde o aluno é parte integrante juntamente com a equipe diretiva, funcionários e professores. E estes são mediadores que estabelecem os vínculos sensíveis com os alunos a rede escolar. Desta forma, emerge as inter-relações as quais trazem uma polissemia que percebe que cada um é diferente do outro, com suas limitações e qualidades, personalidade e caráter.
E um educandário que possui em sua proposta pedagógica princípios humanos consegue alcançar resultados mais positivos e bom desempenho. Katiane evidencia que os vínculos dentro de uma rede onde se tem a instituição escolar, equipe diretiva, grupo docente, alunos e seus familiares: “se constroem a partir de relacionamentos saudáveis entre professores/professores, professor/aluno e aluno/aluno e como eles influenciam a cognição. Uma escola que tem princípios humanos alcança resultados mais positivos e bom desempenho”.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressalta que o encontro proporcionou reflexões necessárias ao profissional da Educação: “a humanização possibilita a realidade possível de uma relação plena. Sua abordagem pode transformar o educandário na segunda casa do aluno da forma que este sinta-se sempre motivado de freqüentar as aulas, conversas com os coleguinhas, falar com a merendeira, dizer bom dia para o porteiro. É nesta construção diária que é a escola a fonte que forma cidadãos”.
A live “Humanização no Espaço Escolar” pode ser visualizada por meio deste link: https://bit.ly/2Xe0Ygt
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal