Mais de 500 pessoas participaram na noite desta sexta-feira, dia 31 de maio, do tradicional Jantar do Codeguim da Festa de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Integrando a programação da 141ª edição da festa, comunidade, fiéis, lideranças e colaboradores estiveram reunidos em mais um momento de fé e confraternização.
Com a recepção dos padres, festeiros e equipe paroquial, a noite incluiu, além do codeguim, polenta, fortaia, radicci, salame, queijo, entre outras delícias. Trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX, o codeguim, também conhecido como ‘escorceta’ e é um tipo de linguiça feita com carne, couro de porco, moídos e temperada com alho, pimenta, cheiro verde, entre outros condimentos. Na região de Gavello, na Itália, onde surgiu por volta de 1500, a iguaria é chamada de ‘cotechino’.
“Muito a gente se alegra neste momento com a expressão da convivência da nossa comunidade”, comentou o pároco de Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.
A Rifa de Santo Antônio sorteará no dia 27 de julho um novo Polo 2019. O dia da Festa, terá a partir das 6h a Alvorada Festiva. Missas às 7h, 8h30min e 10h. Ao meio dia Almoço Festivo, às 15h Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais. Às 18h a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2020.
Cabe lembrar, que nesta sexta-feira, iniciou também a Trezena de Santo Antônio, transmitida pela Rádio Difusora.
Os Festeiros de 2019 são: Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani, Ricardo Tonet e Lea Cristiane Gonzatti Tonet, Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza, Valmor Poletto e Rosita Poletto, Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli e José Rossatto e Clarice Rossatto.
Uma das novidades é a inclusão de um sétimo casal de festeiros: Setembrino e Natalina do Rosário.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Nei Vignatti – Rádio Difusora
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS