O seminário Brasil Vitivinícola, que ocorreu na sede nacional do Sebrae, em Brasília (DF), trouxe duas boas notícias para o setor vitivinícola. No encontro foi anunciada a previsão de votação do projeto de lei (PL) 125/2915, que inclui as vinícolas no Simples Nacional, para a próxima semana e encaminhada a renovação e ampliação do convênio entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o projeto Qualidade na Taça. O evento foi promovido por ambas as entidades, em parceria com a Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, informou que está agendada para a próxima terça-feira (23), na Câmara dos Deputados, a apreciação do PL que altera o Simples Nacional. O dirigente lembrou que 90% das vinícolas brasileiras poderiam ser incluídas no regime e defendeu que o enquadramento deve levar em conta o limite de faturamento anual, independentemente do tipo de produto.
O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, citou a importância do evento na discussão de temas que tratam de forma direta com a realidade dos produtores e vinícolas, destacando as parcerias com o Sebrae e o apoio da Frente Parlamentar no Congresso.
O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, avaliou como positiva a perspectiva de aprovação do PL. “Nós estamos trabalhando, agora, para que o projeto não sofra vetos e que, além de ser aprovado pela Câmara, seja sancionado pelo presidente da República, sem cortes”, antecipou.
O seminário Brasil Vitivinícola serviu, ainda, para o encaminhamento da renovação e ampliação do projeto Qualidade na Taça, que visa melhorar o serviço do vinho em bares e restaurantes no País. “Nossa proposta é que o convênio seja firmado por mais dois anos e que possamos trabalhar também com outros pequenos negócios, como padarias, distribuidoras, adegas e lojas de vinhos. O objetivo é aumentar a comercialização dos produtos nesses canais de distribuição”, explicou Paviani.
O presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados, deputado federal Mauro Pereira, destacou o trabalho dos integrantes para o avanço no Congresso quanto à tramitação e aprovação de pautas de interesse dos produtores. Ele manifestou o empenho dos deputados e senadores para a aprovação da inclusão das vinícolas no Simples Nacional e para a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Estamos trabalhando para que o IPI volte ao patamar que era praticado até o final do ano passado e para que os produtores tenham condições melhores de competitividade”, reforçou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 8,3 mil produtores informais de vinhos em 2013, mais de 1,9 mil têm potencial para empreender. A formalização de mais empresas e o consequente aumento na arrecadação pelo Governo Federal estão entre as principais justificativas para a inclusão das vinícolas no regime simplificado de tributação. Outro motivo é a redução de custos e desburocratização para o segmento.
Gargalos
O seminário também debateu a necessidade de superação de alguns gargalos que atravancam o crescimento do setor vitivinícola brasileiro. Entre os pontos que precisam avançar está a busca pela regulamentação do vinho colonial e o Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis), que levará assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores e que precisa ser colocado entre as prioridades do Governo. “Identificamos outro gargalo importante que é a logística, pois a maioria da produção está no Sul e um dos principais mercados consumidores está no Sudeste, o que acaba onerando os custos para envio dos produtos”, completou Paviani.
O evento reuniu técnicos dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e da Fazenda, envolvidos com o agronegócio, como profissionais de bancos que oferecem financiamentos agrícolas e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fonte: Ibravin
Vinícola Aurora lança campanha para o Suco Integral com participação especial de Buchecha, artista ícone dos anos 1990
Cooperativa Vinícola Garibaldi lança espumante Floratta
Com 71,6 milhões de quilos colhidos, Cooperativa Vinícola Aurora finaliza segunda maior safra da uva em duas décadas