Nesta sexta-feira (18) vai ao ar mais um Globo Repórter especial sobre os vinhos brasileiros. Essa será a terceira vez que a vitivinicultura brasileira pautará o programa da Rede Globo em menos de dois anos. O telejornalístico é líder de audiência no seu horário e, em agosto deste ano, bateu recorde com 27.2 pontos, apresentando o episódio sobre hortas urbanas. Cada ponto equivale a 69,4 mil domicílios na grande São Paulo, onde o índice é medido.
Gravado pela equipe do Rio de Janeiro no início do segundo semestre deste ano, a produção mostrará as diferentes formas de paixão pelo vinho e a diversidade dos terroirs nacionais. O Globo Repórter será exibido depois da novela das 21h da emissora, “A Lei do Amor”.
Produzido em diferentes regiões do Vale do São Francisco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Serra Gaúcha, a exibição abordará alguns temas do segmento, como a produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos e os aspectos históricos, mostrando, inclusive, as primeiras vinhas viníferas do Rio Grande do Sul, localizadas no município de Flores da Cunha.
As vinícolas e os locais de gravação foram selecionados pela produção do Globo Repórter e as informações sobre o setor foram fornecidas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Embrapa Uva e Vinho, que também acompanharam as gravações no estado do Rio Grande do Sul.
Em 2015, o Globo Repórter produziu e colocou no ar dois programas especiais sobre o segmento vitivinícola. O primeiro foi exibido em maio e abordou os benefícios do suco de uva e os demais derivados da fruta. Em dezembro, o programa da TV Globo apontou a importância da imigração italiana na cultura do vinho no Rio Grande do Sul .
No ar desde 1973, o programa já conquistou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo e telejornalismo.
Fonte: Ibravin
Foto: Mateus Viapiana / Divulgação
Sommelier do Caitá conquista 3º lugar no Concurso de Melhor Sommelier do RS 2024
Cooperativa Vinícola Aurora avança com regra global de estratégia ESG
Na terra da Moscato, NOVA estreia com maior prêmio