Frente Parlamentar da Uva e do Vinho debate demandas do setor em encontro em Bento

A Frente Parlamentar em defesa da uva e do vinho reuniu viticultores e entidades representativas para tratar das demandas do setor. O encontro foi realizado após o ato solene de abertura da ExpoBento e Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), no auditório do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em Bento Gonçalves.

Presidente da Frente, o deputado federal Afonso Hamm abriu o encontro agradecendo ao governador Eduardo Leite pela presença e pelo anúncio da eliminação do mecanismo da Substituição Tributária (ST) na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vinhos e espumantes, a partir de 1º de setembro deste ano.

“Começamos nosso encontro brindando essa grande notícia. A reivindicação dos empresários do setor e dirigentes públicos dos municípios produtores da região já tinha sido pauta de outras reuniões que organizamos com o Ibravin e o governo gaúcho teve sensibilidade para atendê-la”, afirmou.

Na sequência do evento, Gilberto Pedrucci, do Sindivinho-RS, ressaltou a necessidade da redução da carga tributária através da concessão de um crédito presumido do IPI para a indústria nacional, por um prazo de 10 anos, para que possa investir em inovação e desenvolvimento; Márcio Ferrari, vice-presidente do Ibravin, destacou a importância da ampliação do apoio financeiro para o seguro rural para 60%; e Marcelo Luchese, da Vinícola Salton, falou sobre os efeitos da Substituição Tributária (ST).

A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho também foi debatida durante a reunião. De autoria do ex-deputado federal João Derly (REDE – RS), nessa legislatura os deputados Carlos Gomes e Jerônimo Goergen estão responsáveis pela proposta. Relator do projeto, o deputado Alan Rick também participou do debate. Diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, apresentou dados que reforçaram a relevância do projeto para o Rio Grande do Sul.

O secretário de Agricultura, Covatti Filho, reiterou o apoio da Pasta aos pleitos do setor vitivinícola. O deputado federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar do Turismo, salientou que o Enoturismo está entre as bandeiras defendidas pelos parlamentares em Brasília. O prefeito de Bento, Guilherme Pasin, também prestigiou o evento.

 

Fonte: Gabinete do deputado federal Afonso Hamm

error: Conteúdo Protegido