O número de representações por propaganda irregular nas Redes Sociais (especialmente ao Facebook) tem se destacado em Bento Gonçalves nos últimos dias. A afirmação é da juíza eleitoral, Romani Terezinha Dalcin. Praticamente diariamente chegam denúncias do tipo para serem analisadas pela Justiça Eleitoral.
“Estamos um pouco preocupados com o excesso de representação nas Redes Sociais. Quando fizemos a reunião com os partidos nós alertamos que a Legislação Eleitoral é bem rígida e que inclusive prevê a sanção mediante aplicação de multa”, afirmou a juíza.
Mediante publicações caluniosas, a magistrada tem decidido pela “retirada no prazo máximo de 2 ou 3 horas, desde que receba a intimação. Não havendo a retirada ocorre a aplicação de multa”, acrescentou Dalcin. A multa pode variar de R$ 2 a R$ 8 mil.
ALERTA PARA PROPAGANDA EM VEÍCULOS
A Justiça Eleitoral está ainda fazendo um alerta para os eleitores que aplicaram adesivos em seus veículos com a propaganda de seus candidatos. Isto porque há dimensões a serem cumpridas.
De acordo com o Parágrafo 3 Artigo 38 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997, “os adesivos poderão ter a dimensão máxima de 50 centímetros por 40 centímetros”.
“Recebemos algumas representações e alertamos as pessoas sobre a utilização da propaganda nos veículos. Cumpram o que está determinado na Lei, não utilizem adesivos além do permitido”, disse a juíza.
Romani encerrou informando que no geral “posso afirmar que esta ocorrendo de forma regular e estamos trabalhando diariamente para facilitar a escolha do eleitor no seu voto, sem que seja contaminado por uma propaganda irregular ou pessoas que não tenham um bom comportamento”, finalizou.
Na última sexta-feira, dia 2, a juíza esteve juntamente com o promotor Gilson Medeiros, realizando inspeções nos Comitês Eleitorais de Bento Gonçalves. No sábado, no Clube Susfa, ocorreu treinamento com mesários para o pleito.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves