Com grande público, Missa da Juventude é celebrada em Bento, diante das relíquias de Santa Teresinha

Centenas de pessoas lotaram os bancos e corredores e outras dezenas ficaram do lado de fora do Santuário Santo Antônio na noite desta segunda-feira, 18 de março, em Bento Gonçalves. A Missa da Juventude reuniu centenas de fiéis devotos diante das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, jovem carmelita francesa, que viveu apenas 24 anos, declarada doutora da Igreja e padroeira das Missões.

A chegada das relíquias no Santuário Santo Antônio foi às 11h45min após carreata com a presença do Corpo de Bombeiros, da Pipa-Pórtico até o centro de Bento Gonçalves. Ao meio-dia foi celebrada a primeira Missa e durante a tarde aconteceram momentos de catequese sobre a espiritualidade de Santa Teresinha e o Terço Missionário. A segunda Missa foi às 18h, reunindo também um grande número de devotos.

A terceira celebração iniciou às 20h, com a participação dos jovens dos movimentos de Emaús e do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) e foi presidida pelo vigário da Paróquia Santo Antônio e referencial da juventude na Região de Bento, padre Vinicius Fedrizzi Caberlon, concelebrada por diversos padres das paróquias de Bento Gonçalves e pelos frades Carmelitas, que acompanham a peregrinação da urna que contém os ossos do fêmur e de um dos pés de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Durante a homilia, o provincial dos Carmelitas na Região Sul, frei Everton Machado, contextualizou a vida de Santa Teresinha, sua missão e sua vida de oração por toda a Igreja. Ela foi declarada padoreira das Missões sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo. Além disso, é doutora da Igreja, pela riqueza dos seus manuscritos compilados no livro “História de Uma Alma”.

Ao final da Missa, o assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon, convidou todos para a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), em 31 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos. A celebração foi concluída com a bênção das rosas, sinal visível da devoção a Santa Teresinha do Menino Jesus. Após a Missa, também aconteceu a oração das Completas e posterior fechamento do Santuário.

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 04h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.

O que são as relíquias de Santa Teresinha e por que estão visitando o Brasil:
Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. No ano de 2025, serão os 100 anos de sua canonização. Desde o ano passado, estão percorrendo o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias permanecem na região nos dias 17, 18 e 19 de março.
A passagem pela Diocese de Caxias foi realizada na Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias, e no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves. Na urna de madeira, que pesa mais de 120kg, recoberta por um vidro, estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha.
Confira a programação completa da peregrinação das relíquias
➡️ Santuário Santo Antônio (Bento Gonçalves)
19 DE MARÇO
04h: Reabertura e momento de oração no Santuário
06h: Envio das relíquias
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
error: Conteúdo Protegido