EMI Mamãe Coruja: projeto Pequenos Agentes proporciona educação para o trânsito em Bento Gonçalves

Nesta quarta-feira (24), a EMI Mamãe Coruja lançou o projeto Pequenos Agentes que tem como objetivo trabalhar a educação para o trânsito com a turma do Maternal II. A iniciativa partiu da parceria entre o educandário e a Secretaria de Segurança (Semseg)  por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Bento Gonçalves e vão ser ministradas aulas quinzenais para os pequenos com os agentes Luciane Soccol e Rafael Facchin.

No plano de trabalho constam atividades e ações lúdicas e práticas a serem executadas em sala de aula e extraclasse. Conhecer placas de trânsito, visita à Secretaria de Segurança, ações conjuntas fora do ambiente escolar, vivenciar a travessia da faixa de segurança, andar com segurança pela calçada juntamente com o adulto, levar temas de casa para fazer junto com os pais, como se comportar no trânsito, além da formatura que será realizada no final do ano.

Desde 2019, a EMI Mamãe Coruja já tem no seu planejamento pedagógico a parceria com DMT. Ao longo dos anos os agentes de trânsito iam até o educandário para realizar um trabalho de educação para o trânsito em momentos pontuais como datas comemorativas (Maio Amarelo), trazendo informações e orientações, teatros com dramatizações, visita do mascote Azulito.

A diretora Eridiane Aparecida ressalta sobre o papel da cidadania e dos direitos e deveres que o projeto vai transmitir para as crianças. “Queríamos proporcionar para as crianças algo diferente, mais educativo e que tivesse um trabalho mais contínuo para que gere um impacto diferencial para as vidas dos pequenos. Assim, pensamos em criar práticas diárias, algo rotineiro, para construir essa vivência com o DMT. É uma construção de cidadania, pois estamos falando do futuro, de sermos bons motoristas, de respeitar o pedestre. Muitas vezes exercemos ambos os papéis”.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Razia, destaca sobre o compromisso da escola de proporcionar ensinamentos essenciais para a vida em sociedade.  “Desde já percebe-se o envolvimento da comunidade, dos pais com o projeto, e é o que realmente dá sentido para o nosso fazer pedagógico. Pensar o trânsito é algo muito complexo, precisamos estar atentos e iniciar esses ensinamentos desde a primeira infância. É por eles e com eles que as boas práticas vão ser efetivadas. Tenho certeza que no futuro eles serão ótimos motoristas e contribuirão muito para ter um trânsito mais tranquilo na nossa cidade”.

O Secretário de Segurança, Paulo César de Carvalho, destaca que “entendemos que é importantíssimo, principalmente, esse envolvimento da Guarda Municipal e DMT com a comunidade e trazer a informação para as crianças como respeitar as leis, a utilização do cinto de segurança, como se comportar no trânsito, tornando-se disseminadores da boa informação, das boas práticas. É um projeto novo e estamos muito felizes de estar participando. Quando adentrarem no Jardim e no Anos Iniciais vão ter uma noção de como funciona o trânsito”.

Participou do evento a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Carla Carvalho Carlesso.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido