Presidente da CICS Serra, Édson Morello

CICs Serra reforça importância da inclusão de estradas da região no Plano de Concessão do Estado

A CICs Serra (Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha) está celebrando o anúncio do Governo Estadual realizado no dia 17 de janeiro, através do RS Parceiras, que visa a concessão de estradas através da iniciativa privada para mais de mil quilômetros de rodovias.

Entre estes, constam importantes ligações da Serra Gaúcha com duplicações ou colocações de terceira faixa em estradas de pista simples como a RS-122 (rodovia que inclui a ligação entre São Vendelino e Farroupilha), RS-446 (que liga São Vendelino a Carlos Barbosa), a RS-453 e a RS-115 (que liga Igrejinha a Gramado, passando por Três Coroas).

Caberá ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a execução dos estudos técnicos necessários para que ocorram avanços e de fato, iniciem os reparos.

Em entrevista para Rádio Difusora 890, o presidente da CICs Serra, Édson Morello, definiu como “importantes obras de duplicações. A gente sabe que a única solução é via concessão. Aplaudimos esta iniciativa, mas temos uma grande preocupação porque quando se fala na duplicação da ERS-122 por exemplo, é necessário também uma revitalização para que o trânsito não fique insuportável”, lembra o presidente, referindo-se a ERS-446.

Ele recordou os problemas e acúmulo de veículos durante os 40 dias de bloqueio daquela estrada em razão de uma queda de barreira.

Quando o assunto volta à pauta o tema pedágios sempre ganha força. Morello entende que não há outra alternativa, mas defende o diálogo sobre os valores.

“Se a gente acha bom viajar em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com boas estradas, não temos como fugir. O Estado não tem condição nem de contratar uma empresa para um tapa-buracos descente. Vamos ter que enfrentar e ter a paciência de discutir a questão dos valores”, salientou.

Quais são as rodovias

RS-122:

❚ Entre a RS-240 e a RS-446 em São Vendelino – 39,09 quilômetros

❚ Entre a RS-453 (Caxias) e RS-437 (Antônio Prado) – 49,67 quilômetros

RS-235:

❚ Entre a BR-116 (Caxias) e Gramado – 34,64 quilômetros

❚ Entre a RS-115 (Gramado) e Canela – 7,67 quilômetros

❚ Entre Canela e RS-020 (São Francisco de Paula) – 34,01 quilômetros RS-466:

❚ Entre Gramado e RS-235 (Canela) -7,22 quilômetros

RS-020:

❚ Entre a RS-235 (Canela) e o acesso norte a São Francisco de Paula – 6,35 quilômetros

❚ Entre a RS-235 (Canela) e o acesso a Três Coroas – 21,87 quilômetros RS-453:

❚ Entre a BR-386/RS-129 (Estrela) e RS-470 (Garibaldi) – 58,21 quilômetros RS-122:

❚ Entre a RS-446 (São Vendelino) e RSC-453 (Caxias) – 41 quilômetros ❚ Entre a RS-437 (Ipê) e BR-116 (Campestre da Serra) – 39 quilômetros

RS-446:

❚ Entre RS-122 (São Vendelino) e BR-470 (Carlos Barbosa) – 15 quilômetros RS-453:

❚ Entre BR-470 (Bento Gonçalves) e Caxias – 29 quilômetros VRS-813:

❚ Entre Farroupilha e BR-470(Garibaldi) – 16 quilômetros

Estado

Dentre os 1.028 quilômetros de rodovias contemplados no contrato estão os 760 quilômetros de trechos atualmente pedagiados e sob administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e outros 268 quilômetros que foram concedidos à iniciativa privada entre o final da década de 1990 e o ano de 2013 e que hoje são responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

“Juntos pela BR-448”

O presidente da CICs Serra ainda durante a entrevista comentou os avanços com a mobilização através do Movimento “Juntos pela BR-448”.

A chamada “Rodovia da Serra”, visa à pavimentação de um trecho de 17 quilômetros entre Esteio e Portão (via Rodovia do Parque), o que permitira aos condutores que efetuarem o deslocamento até a Capital não mais ingressar na BR-116 durante o trajeto, desafogando e agilizando o fluxo.

Diariamente, mais de 180 mil veículos transitam na confluência da BR-116 com a ERS-240, no Bairro Scharlau, em São Leopoldo. O tráfego intenso atrasa e onera o deslocamento de caminhões, ônibus, ambulâncias, bombeiros e viaturas policiais.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi entregue ao DNIT. O último encontro de trabalho foi realizado em agenda no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora *Com informações do Jornal Pioneiro e do Governo do Estado

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