Bento: Blitz Orientativa promoveu a difusão de informações e conhecimentos sobre o autismo

Ação integrou a 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Na manhã do último sábado, dia 6 de abril, ocorreu em frente ao TEAcolhe, na Rua Xingú, a Blitz sobre o autismo e orientações para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA). Na ocasião, profissionais da EMEFE Caminhos do Aprender e do espaço TEAcolhe distribuiram  folders confeccionados pelo educandário e pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) da Secretaria de Educação. A ação integrou a 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.

Nos materiais, informações como o que é TEA, algumas características da pessoa com TEA, legislação, a identificação do cordão de quebra-cabeça ou de girassol, onde buscar atendimento em Bento Gonçalves.

A Blitz Orientativa contou com a participação do TEAcolhe, o DMT, o Gabinete da Primeira-dama  e a Secretaria de Educação, com apoio da Corsan, Apolo Supermercados e o Lions Club Cidade do Vinho.

A diretora Gisele Piccoli destaca sobre o a boa acolhida da ação. “Os relatos foram emocionantes: muitas pessoas demonstraram receptividade e compartilharam experiências pessoais, revelando que têm familiares no espectro autista. Além disso, muitos não estavam familiarizados com a escola e ficaram felizes em descobrir que o município conta com uma instituição capacitada para receber alunos autistas. Para nós, educar para a cidadania é uma missão fundamental, e ver como nossa blitz de conscientização sobre o autismo tocou os corações e as mentes de tantas pessoas em nossa comunidade é verdadeiramente gratificante”.

Ainda, a diretora ressalta do compromisso da EMEFE Caminhos do Aprender de promover uma sociedade mais empática sobre a causa autista. “Nossa escola se empenhou em proporcionar não apenas conhecimento, mas também em cultivar valores de compreensão, respeito e inclusão. Sentimos que honramos nosso compromisso ao ajudar a construir uma sociedade mais acolhedora e solidária para todas as pessoas, incluindo aquelas no espectro autista”.

A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo reforça um processo que engloba um diálogo sobre causa autista, pois há uma rede de famílias e de profissionais que precisam de apoio e suporte como fala a Primeira-dama Cláudia Remus. “Nossa Semana Municipal tem, entre outros objetivos, contribuir para a difusão e a circulação de conhecimentos e informações sobre o autismo e lutar contra o preconceito. Assim, é pensada para atender as crianças autistas e suas famílias, pois é preciso, também, cuidar de quem cuida. Por isso, é necessário estar ouvindo como é a rotina dessa comunidade, seus desafios, suas particularidades, de como o profissional clínico age, para proporcionar ações e atividades que atendem aos seus anseios. Quanto mais lutarmos contra o preconceito, teremos mais uma sociedade acolhedora e participativa na causa autista”.

O evento teve corte cabelo para crianças autistas, tarde de cuidados para mães de autistas, a palestra realizada pela equipe técnica do TEAcolhe  “Manejo clínico do paciente autista” e Oficina de Sabonete, aproveitamento de chás pela EMATER e diretrizes como abrir um MEI. No dia 20 de abril, ocorre na Rua Coberta, a partir das 14h, a tradicional Festas das Crianças Autistas, com brinquedos infláveis, pintura no rosto, entre outras atrações.

Vale ressaltar que o Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 02 de abril e teve como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”.

A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo é uma realização da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Desenvolvimento Social em parceria com o TEAcolhe, grupo Voz Azul, Associação Pró Autistas Conquistar e EMEFE Caminhos do Aprender.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido