A indústria da transformação voltou a apresentar números negativos, durante o mês de fevereiro, no que se refere à empregabilidade em Bento Gonçalves. Enquanto, em janeiro, ao ser feita uma relação entre os desligamentos e as admissões, o saldo foi positivo, de 101, em fevereiro, foi de -49. De uma maneira geral, levando em consideração todos os setores avaliados, no primeiro mês do ano foram abertos 252 postos de trabalho e, em fevereiro, o número foi de -30.
Os dados positivos registrados no primeiro mês do ano, segundo o professor Adalberto Ayjara Dornelles Filho, pesquisador do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, são resultado de movimentos sazonais no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “ Há sempre uma perspectiva que nos primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, você tenha saldos positivos. O que aconteceu é que de fato o Brasil continua em uma retração nos postos de trabalho.”, afirma.
O pesquisador menciona que no país neste primeiro bimestre de 2016 foram registrados mais saldos negativos em fevereiro do que em janeiro e uma perspectiva poderá ser traçada a partir dos dados de março e abril. “Embora o Rio Grande do Sul tenha se recuperado um pouco, Bento ainda está sofrendo. Imagina-se que a região nordeste do Estado, essa região metropolitana da Serra, comece devagarinho a ter saldos positivos, mas ainda é cedo para afirmar”, ressalta.
Depois da indústria, o setor de serviços foi o que mais fechou postos de trabalho em Bento no mês de fevereiro, com 623 vínculos encerrados. Em contrapartida, em janeiro, foram 411. Para o pesquisador, esse ramo é afetado, principalmente, na região, em segundo lugar. “O setor industrial acaba sendo penalizado e, com isso, em uma consequência posterior, o comércio e serviços. Porém, temos em Bento Gonçalves, no setor do Comércio, saldo positivo, 48 postos de trabalho, e também nos serviços saldo positivo em fevereiro. Ainda temos algum reflexo de crise.”, destaca, ao mencionar que comércio é mais volátil que a indústria, com uma rotatividade um pouco maior no mercado do trabalho.
Francine Boijink- Central de Jornalismo da Difusora
Foto de capa: Arquivo
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal