O crescimento da indústria automobilística deve ser retomado ainda neste ano. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que isso ocorra a partir do quarto trimestre. A expectativa é de que este cenário positivo se apresente acompanhando uma melhora na economia.
Em Bento Gonçalves, na revendedora de veículos onde Maikel Invernizzi é gerente, a venda de carros novos teve uma queda entre 20% e 25%. Em compensação, a comercialização de seminovos registrou um acréscimo entre 10% e 12% neste primeiro trimestre. No estabelecimento, a projeção é que a retomada de vendas aconteça ainda entre abril e maio.
“É que na verdade o preço do veículo novo, por exemplo, se a gente tiver um parâmetro de 2015, eu não me recordo de ter visto tantos aumentos de preços no ano como a gente teve no ano de 2015. Praticamente quatro aumentos de preço em um ano. E já no início do ano, a gente teve um reajuste de preço, no dia 1º de janeiro e no mês de março tivemos mais um reajuste de 1%. Isso é o que vem agravando um pouco a comercialização de veículos novos. O preço do veículo novo subiu muito”, afirma.
Segundo Invernizzi, a revendedora está se preparando para que o início da retomada não se estenda tanto como a prevista pela Anfavea . Uma das apostas é em novos lançamentos de veículos que já foram desenvolvidos.
Francine Boijink – Central de Jornalismo da Difusora
Com informações da Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Segundo final de semana do Natal nos Vinhedos destaca programação com música, teatro e dança
Governo destina R$ 64,2 milhões para obras de infraestrutura rodoviária em seis municípios
Governo anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão na Segurança Pública e no Sistema Penal