Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional provisório, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu mais de 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a instituição é referência no Terceiro Setor no Estado.
A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O dia cinco de março de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro espaço. Até hoje, já são 14 Unidades distribuídas em todas as regiões do RS: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense.
O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão – beneficiados pela Aapecan”, avalia ele.
Todo o trabalho realizado só é possível graças a sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos olhares frente ao Câncer.
Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta, suplementos e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a coordenação, os técnicos, a comunicação, o telemarketing, supervisão e os coordenadores, para continuarmos nossa missão”.
A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o crescimento no momento ideal. Das 14 Unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira à sexta-feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do Serviço Social, Psicológico e Jurídico.
Na Região da Uva e Vinho, a Aapecan está presente em Bento Gonçalves, na Rua Avaí, nº 136, Bairro Maria Goretti. Para mais informações contate pelo fone (54) 3055-9400, ou pelo e-mail comunicacaobento@aapecan.br.
Sobre a Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, e março de 2005, outras 13 já foram abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas, deslocamento aos centros médicos. Nesses 16 anos, a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social e emocional durante o tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e responsáveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AAPECAN
Foto: AAPECAN / Divulgação
Com previsão de R$ 4,3 bilhões em investimentos, Projeto de Lei Orçamentária Anual 2025 é encaminhado para o Legislativo
Materiais de propaganda política serão removidos de seis rodovias estaduais pela CSG
UCS promove novo ‘aulão’ preparativo ao ENEM no próximo sábado, 14 de setembro