Um ato realizado nesta sexta-feira, 11, nas dependências do 6°BCOM (6° Batalhão de Comunicações) em Bento Gonçalves, marcou a solenidade de celebração dos 41 anos da instituição.
Foi exatamente no dia 11 de novembro de 1975 que o ex-presidente Ernesto Geisel decretou a criação, do então 1° Batalhão Ferroviário.
O comandante da unidade militar, coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra recepcionou autoridades, como o prefeito em exercício Gilmar Pessuto, o vereador Moisés Scussel, representando a Câmara de Vereadores, Rafael Fantin representando o CIC-BG, o ex-pracinha de guerra Francisco Pértile, entre outras lideranças locais e regionais, destacou que “este é um dia ´de festa, pois está sendo celebrada uma história de dedicação e amizade com a comunidade de Bento Gonçalves”, afirma, salientando que o Exército sempre estará presente em Bento.
“Mesmo que o 6º BCOM saia de Bento, o que de fato pode acontecer até 2022, outra unidade virá. A cidade tem uma ligação forte com o Exército e esse elo não será rompido”, declarou.
Militares do Batalhão abrilhantaram o encontro, que foi marcado ainda por homenagens a colaboradores do 6°BCOM com a comenda “Amigo do Batalhão”.
Histórico
As instalações ocupadas pelo 6°BCom remontam às do 1°Batalhão Ferroviário (10°BEConst) que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército (3°BCom) que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 a 22 fevereiro de 1976.
Antes de ser denominado 6°Batalhão de Comunicações, era nomeado de 6°Batalhão de Comunicações Divisionário, antigo 6°BComDiv, a nomenclatura foi alterada pela portaria n° 364 do Comandante do Exército, de 9 de julho de 2003. A partir de 1°de novembro de 2014, passou a apoiar à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, pois teve sua subordinação alterada devido a desativação da 6ª Divisão de Exército, a quem prestava apoio de comunicações.
A portaria n° 087-EME, de 28 de abril de 2015, aprovou as diretrizes para a Reestruturação do 6° Batalhão de Comunicações e as portarias n° 707 e n° 708, de 23 de junho de 2015 aprovaram as diretrizes para a criação e respectivamente, das Companhias de Comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Miniempresa de Bento Gonçalves participa da final nacional no Piauí
Leite participa de assinatura de portaria que institui conselho para gerir obras pós-enchentes no RS
Fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha marca primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS