Na última quinta-feira (05), a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves recebeu o Selo Prata na premiação referente ao Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, divulgada pelo Ministério da Educação. A concessão integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Selo reconhece as boas práticas e a realização de ações estruturantes, em 2024, em prol da alfabetização na idade certa, com propostas para 1º e 2º Anos e Educação Infantil, além de formação de professores e de alunos voltada aos Anos Iniciais e à Educação Infantil. Ainda, destaca-se o fornecimento de materiais pedagógicos no contexto do sistema de ensino adotado em 2021 em Bento Gonçalves, Set Brasil, e o compartilhamento de boas práticas, com trocas de experiências e ações positivas entre os professores.
Conforme a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e articuladora regional da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Thaís Regina Prates, “Para se obter essa distinção, temos que pensar que há uma estrutura que orienta as ações referentes à alfabetização, constituída pela articulação regional e municipal. A Renalfa fortalece as políticas públicas de alfabetização. Assim, ficam divididas as funções. Por exemplo, a área municipal é responsável por articular as ações no território do município, e a regional orienta e acompanha todo o trabalho, em diálogo com a política de território dentro do Rio Grande do Sul, o Alfabetiza Tchê”, salienta.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e articuladora municipal, Lívia Mezacasa, o recebimento do Selo coroa as ações realizadas no cotidiano das escolas, como o uso do material didático complementar do Alfabetiza Tchê, as formações de professores e o acompanhamento mensal dos níveis de alfabetização dos estudantes de anos iniciais da rede.” O selo não é somente da Secretaria, mas de todos os professores e gestores que trabalham a favor da alfabetização nas escolas públicas”, enfatiza.
Ainda, Thaís comenta sobre a rede pública de ensino de Bento Gonçalves ter obtido o prêmio. “É uma conquista, pois estamos empenhados em oferecer um ensino de qualidade para nossos alunos e que estejam sendo alfabetizados na idade certa. Para o ano que vem, vamos fortalecer cada vez mais a nossa rede para atingir o Selo Ouro, pois a condecoração pode ser renovada anualmente”.
A secretária de Educação Adriane Zorzi expressa sobre o impacto positivo do Selo. “Este selo vem coroar o empenho, dedicação e capacitação dos mais de 100 profissionais envolvidos no trabalho realizado, com aproximadamente 1000 alunos de 1º e 2º anos, da rede municipal de educação. Mesmo com uma rede com esta abrangência, o selo nos mostra que todas as escolas caminham com o mesmo objetivo: todas as nossas crianças alfabetizadas na idade certa. Parabenizo a todos os profissionais, alunos e as equipes que acompanham este trabalho.
Essa é a primeira vez que ocorre a premiação desde que o Programa foi criado, em 2022. Os municípios que receberam Prata receberão o Selo em cerimônia a ser realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Procon-BG alerta população sobre golpes via whatsapp, e-mail e telefone
Biblioteca Pública realiza 1ª Feira de Troca de Livros neste sábado, 14 de dezembro
Força-tarefa realiza busca ativa de beneficiários do bolsa família em Bento