Um ato realizado nesta sexta-feira, 11, nas dependências do 6°BCOM (6° Batalhão de Comunicações) em Bento Gonçalves, marcou a solenidade de celebração dos 41 anos da instituição.
Foi exatamente no dia 11 de novembro de 1975 que o ex-presidente Ernesto Geisel decretou a criação, do então 1° Batalhão Ferroviário.
O comandante da unidade militar, coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra recepcionou autoridades, como o prefeito em exercício Gilmar Pessuto, o vereador Moisés Scussel, representando a Câmara de Vereadores, Rafael Fantin representando o CIC-BG, o ex-pracinha de guerra Francisco Pértile, entre outras lideranças locais e regionais, destacou que “este é um dia ´de festa, pois está sendo celebrada uma história de dedicação e amizade com a comunidade de Bento Gonçalves”, afirma, salientando que o Exército sempre estará presente em Bento.
“Mesmo que o 6º BCOM saia de Bento, o que de fato pode acontecer até 2022, outra unidade virá. A cidade tem uma ligação forte com o Exército e esse elo não será rompido”, declarou.
Militares do Batalhão abrilhantaram o encontro, que foi marcado ainda por homenagens a colaboradores do 6°BCOM com a comenda “Amigo do Batalhão”.
Histórico
As instalações ocupadas pelo 6°BCom remontam às do 1°Batalhão Ferroviário (10°BEConst) que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército (3°BCom) que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 a 22 fevereiro de 1976.
Antes de ser denominado 6°Batalhão de Comunicações, era nomeado de 6°Batalhão de Comunicações Divisionário, antigo 6°BComDiv, a nomenclatura foi alterada pela portaria n° 364 do Comandante do Exército, de 9 de julho de 2003. A partir de 1°de novembro de 2014, passou a apoiar à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, pois teve sua subordinação alterada devido a desativação da 6ª Divisão de Exército, a quem prestava apoio de comunicações.
A portaria n° 087-EME, de 28 de abril de 2015, aprovou as diretrizes para a Reestruturação do 6° Batalhão de Comunicações e as portarias n° 707 e n° 708, de 23 de junho de 2015 aprovaram as diretrizes para a criação e respectivamente, das Companhias de Comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves