Ocorre nesta sexta-feira, dia 14, uma operação em quatro Estados contra grupo criminoso gaúcho envolvido com lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas. A operação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) e também conta com a participação de cerca de 400 agentes do MPRS, Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A Operação é denominada “Cartas Marcadas”.
Na manhã desta sexta-feira, ocorreu uma coletiva de imprensa na Comarca de Bento Gonçalves, com a divulgação de dados referentes a prisões e apreensões realizadas até o momento na operação, que segue em andamento. A coletiva teve a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública Sandro Caron, Diretor Geral da Susepe Sérgio Dalcol, coordenador da GAECO André Dal Molin, coordenador da Gaeco na Serra Gaúcha Manoel Antunes, Subprocuradora-Geral de Justiça Para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, Comandante-geral da Brigada Militar Cel-Cláudio Feoli, Delegado Regional de Polícia Augusto Cavalheiro e prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
De acordo com as informações divulgadas, até o momento da operação, 26 prisões preventivas foram realizadas, 25 veículos foram apreendidos, 5 imóveis sequestrados e 274 contas bloqueadas. Também foram apreendidas armas de fogo, drogas, celulares e anotações referentes ao tráfico de drogas. Foram desarticuladas uma quadrilha de tráfico de armas de fogo, lideranças, empresas e principais pontos de comércio de drogas.
Bento Gonçalves era sede da organização criminosa, que tinha ramificações em outras cidades, como Carlos Barbosa. Foram realizadas buscas e apreensões também em Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal, além de outros municípios em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Fotos: Unidade Móvel da Rádio Difusora
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis