Em ato realizado na manhã deste sábado, 17, na unidade Vinhedos, a Cooperativa Vinícola Aurora – na semana dos 87 anos de história – inaugurou a pedra fundamental da construção da nova fábrica. A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho de Administração, Itacir Pedro Pozza, e sua diretoria, associados, do prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, entre outras lideranças.
O investimento para 14 mil m² é de R$ 20 milhões, com previsão de 2019 concentrar a produção e a expedição dos sucos de uva e vinhos de mesa. Dessa forma, a matriz ganhará mais fôlego e capacidade para expandir a produção dos vinhos e espumantes finos.
“É um dia importante para esta gigante cooperativa. Para presentear estes 87 anos estamos fazendo o lançamento, um novo tempo, um sonho se concretizando daquelas 16 famílias que começaram este cooperativa”, destacou Pozza.
Para o diretor Hermínio Ficagna, haverá ainda a instalação “de linhas de envase para suco de uva, que representa mais de 60% do volume físico comercializado pela cooperativa. Precisamos deste empreendimento para atender o nosso consumidor”, comentou.
Durante o ato a Prefeitura de Bento Gonçalves, nas mãos do prefeito Pasin, entregou de forma oficial o alvará de construção e a Aurora já pode iniciar as obras. “Fizemos a nossa função para a empresa comemorar esta evolução. Para nós é importante porque alguns municípios retraem sua economia, e aqui as empresas dando passos grandes para o desenvolvimento e ampliação de sua geração de economia”, salientou.
A Face Norte, construtora de Caxias do Sul, será a empresa que executará a obra, com previsão de 12 meses até sua entrega, no próximo ano. Inicialmente cerca de 40 funcionários deverão atuar, sendo que no estopim do projeto, o número pode chegar a 400.
Com um faturamento de R$ 515 milhões em 2017, a vinícola registrou crescimento de 5% em um ano de crise na economia do país, mantendo sua liderança no mercado interno em suco de uva integral, vinhos finos e coolers (marca Keep Cooler). A vinícola recebeu 72 mil toneladas de uvas na safra 2017, colhidas nas propriedades dos 1.100 produtores associados que formam a cooperativa, e espera receber volume semelhante e de alta qualidade na colheita de 2018, que se encerra no início de março.
Clique para ampliar as demais imagens:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis