O mês de setembro é dedicado ao debate e inclusão das pessoas surdas, chamado de Setembro Azul – Mês da Visibilidade Surda. Motivado a proporcionar a inclusão e integração dos surdos cada vez mais na sociedade, o Deputado Estadual Vinicius Ribeiro protocolou nesta terça-feira, 27, três Projetos de Lei que tratam da obrigatoriedade de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em cinemas, teatros e eventos públicos oficiais no estado do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 617 mil pessoas são surdas no estado, e cerca de 6,2% da população possui algum tipo de deficiência.
Segundo Vinicius, “a linguagem de sinais deveria ser obrigatória em todas as escolas, havendo uma conscientização de toda a comunidade da sua importância. Enquanto as pessoas não forem despertadas para essa necessidade e adquirirem esse conhecimento, projetos como estes são úteis para mostrar a presença das LIBRAS na vida dos que precisam e integra-los à sociedade.”
São três projetos que possuem o mesmo objetivo, o da inclusão por meio de intérprete de LIBRAS, cada um deles difere na sua aplicação:
Peças teatrais: Os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a oferecer interpretação do texto correspondente em LIBRAS;
Eventos públicos oficiais: Fica instituída a obrigatoriedade de tradução e interpretação simultânea em LIBRAS em todos os eventos públicos oficiais no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.
Cinema: As distribuidoras de filmes para exibição em salas de cinema ficam obrigadas a legendar as obras exibidas, incluindo filmes de língua portuguesa, e oferecer interpretação do texto correspondente em LIBRAS.
Para Vinicius, “A comunicação oficial e cultural por meio da linguagem de sinais colabora na construção de uma sociedade, efetivamente, mais justa, solidária, fraterna e livre de preconceitos.”
Fonte: Gabinete do Deputado Vinícius Ribeiro
Faltam 4 dias: treine como votar no 1º turno das Eleições 2024 com o Simulador de Votação
Faltam 5 dias: eleitores não podem ser presos a partir de hoje (1º)
Haddad: até 600 sites de bets serão banidos do país nos próximos dias