Em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que oficializa o nome geográfico de “Altos de Pinto Bandeira”, para designar com altitudes superiores a 700 metros e entorno, localizada nas Linhas Amadeu, Jansen e Rio Branco, ao sul-sudeste do Município.
Um dos principais objetivos é auxiliar através desta nomenclatura, o plano de ação que visa a estruturação de uma Denominação de Origem (DO), sob a gestão da Asprovinho (Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira). Atualmente a localidade já possui IP – Indicação de Procedência nos vinhos e o foco agora, é qualificar espumantes pelo método Champenoise (conhecido como método tradicional ou clássico, mais elaborado).
“Será uma produção menor e mais controlada. O produto terá um período de envelhecimento atá entrar no mercado, será diferenciado”, comentou Marco Antônio Salton, do Conselho Regulador da Asprovinho.
O prefeito Hadair Ferrari destacou que a qualificação do setor vinícola “é sinônimo de turismo e de fortalecimento da economia. Certamente lá adiante vamos ter resultado”, comentou.
O presidente da Câmara, vereador Adilso Salini, entende que “será um sucesso para Pinto Bandeira. É um dever nosso de vereadores para o progresso da cidade. Todos os projetos bons temos que apoiar”, disse.
A busca de D.O pela Asprovinho tem o apoio da Embrapa Uva e Vinho e a estimativa é que se consiga a liberação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) até 2018. As uvas elencadas no projeto são chardonnay, pinot noir e riesling itálico.
Audiências Públicas
Os vereadores ainda participaram de Audiências Públicas na noite desta terça-feira. Primeiro ocorreu a apresentação do relatório e avaliação das metas fiscais do 2ª quadrimestre de 2017, pela Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças.
Após, houve a apresentação dos dados do 3º trimestre na área da saúde. Até o momento a Prefeitura investiu R$ 1.142.736,01 em saúde, o que representa 14,69%. O mínimo exigido é de 15%, o que deverá ser ultrapassado nos próximos meses.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa