Vereador Pasqualotto pede instalação de câmeras de vigilância nas escolas públicas do município

Pedido visa trazer mais segurança aos alunos, professores e patrimônio escolar

O vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), fez uso da tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (2), para falar da necessidade da implantação de câmeras de vigilância nas instituições de ensino público-municipal visando mais segurança aos alunos, professores e patrimônio escolar.

O parlamentar abordou o tema ressaltando que as câmeras de vigilância nos ambientes educacionais colaboram com a redução da violência física e moral, como o assédio e bullying, aprimoraram o controle da segurança pessoal de alunos e de profissionais de educação, bem como da segurança patrimonial da instituição e das famílias.

Pasqualotto salientou que o monitoramento por câmeras de vigilância deve ser realizado em locais de convivência, de uso comuns internos e externos, como recepção, entradas, saídas e pátios das escolas. “Nós temos duas grandes preocupações na comunidade escolar, primeiramente com o aluno, como por exemplo, o bullying, pedofilia, abuso, tráfico de drogas. A segunda preocupação é com o corpo docente, onde o professor pode sofrer, ameaças, agressões e desrespeito por parte de alunos”, enfatizou.

O parlamentar elencou como sendo violências mais presentes nas escolas, a nível Brasil, as ações de depredação do espaço físico, vandalismo, pichações, brigas, cyberbullying, o bullying que envolve ameaças, xingamentos, insultos, discriminações, intimidações, agressões físicas, verbais e psicológicas, também se encontra as incivilidades, indisciplinas, uso e comércio de drogas, furtos e a utilização de armas, ocasionando possíveis mortes.

“É importante a vigilância e o sistema de monitoramento no passeio pública, entrada e saída da cidade, nas praças públicas do município, porém muito mais importante do que cuidar de carros, e praças, é a vida do nosso aluno e professor”, concluiu Pasqualotto.

A preocupação e o pedido do parlamentar foram enviados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e ao Centro de Tecnologia (CTEC).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Foto: Divulgação Câmara

(RM)

error: Conteúdo Protegido