As vendas de Páscoa devem ter um recuo de 2,5% no Rio Grande do Sul neste ano ao ser feita uma comparação com a data em 2016. A avaliação da Fecomércio foi divulgada nesta terça-feira e leva em consideração o contexto econômico enfrentado. O desempenho do varejo, que fechou em queda de 5.4% no ano passado, é levado em consideração para o fechamento deste dado.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, a avaliação é utilizada também como uma forma de orientar os comerciantes quanto às compras para seus estabelecimentos. “Como não temos uma pesquisa específica para Bento Gonçalves , a gente usa esse parâmetro estadual e traz para a nossa realidade. Claro que a gente sempre respeita a condição econômica do nosso município”, afirma.
A pesquisa que mediu a intenção de consumo do consumidor gaúcho, com baixa de 9,8% em relação ao mesmo período de 2016 também serviu de embasamento. De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o cenário indica que mais uma vez as vendas deverão se direcionar para produtos de menor valor, com famílias buscando a diversificação em detrimento ao tradicional ovo de chocolate. Bombons, barras de chocolate e outros produtos com preços mais acessíveis devem ser os preferidos dos gaúchos. “Essa será uma forma de contornar o quadro de aumento de preços e restrições de renda”, afirma Bohn.
Com informações da Fecomércio
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