A Secretaria da Saúde informa que aguarda a chegada de novas doses da vacina contra o coronavírus, CoronaVac, para dar continuidade à vacinação com aplicação da segunda dose aos imunizados a partir de 27 de março. O município não recebeu até o momento o quantitativo suficiente do imunizante, que deve ser repassado pelo Ministério da Saúde e posteriormente pelo Estado.
O atraso ocorreu em virtude da demora no envio do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que chegaria da China ao Instituto Butantan. No dia 7 de abril foi paralisado o envase da vacina. A produção foi retomada na segunda-feira, 19, e a próxima entrega ao Plano Nacional de Imunização (PNI), está prevista para ocorrer até a primeira semana de maio.
No dia 20 de março o Governo Federal extinguiu a orientação de guardar metade das doses da vacina contra o coronavírus, que tinha o objetivo de garantir a segunda aplicação. Desde então, as novas instruções sobre o uso dos frascos repassadas aos municípios do Rio Grande do Sul são determinadas através de Resoluções emitidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Resoluções CIB).
Assim que tiver a informação da chegada das doses, a Secretaria Municipal da Saúde informará a data para aplicação. A informação pode ser conferida nas redes sociais e no site oficial da Prefeitura.
Período para segunda dose
De acordo com Informe Técnico nº 1 e nº 7 emitido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, não há riscos para eficácia da vacina, se passar do período indicado de até 28 dias para segunda aplicação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação
Estado paga terceiro lote do Aluguel Social e da Estadia Solidária
Tradição e inovação se encontram na Feira da Agricultura Familiar do Acampamento Farroupilha
Menino de um ano e sete meses, que morreu em Bento, morava junto a outras 12 pessoas em uma pequena casa