Os prefeitos de Farroupilha e de Flores da Cunha, respectivamente Claiton Gonçalves e Lídio Scortegagna, foram recebidos nesta terça-feira, 4 de fevereiro, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para conhecerem o anteprojeto das instalações do Parque Tecnológico Zenit da UFRGS na serra gaúcha, a ser instalado em área doada pelo município de Farroupilha em 2019.
Priorizando a funcionalidade para a promoção da inovação e do empreendedorismo e a sustentabilidade, o projeto contempla quatro edificações que somam cerca de 12 mil metros quadrados. O prédio principal terá seis pavimentos com espaços flexíveis que permitem a instalação de startups e grupos de pesquisa em espaços privativos ou em áreas de coworking.
A engenheira Magda da Silveira Elkfury, da Superintendência de Infraestrutura da UFRGS (Suinfra), apresentou o anteprojeto e salientou as características concebidas para que o espaço seja um local de inspiração e promoção de novos negócios. A diretora em exercício do Parque Zenit, Daniela Brauner, adiantou que a ideia é incentivar a colaboração e fomentar a inovação no novo espaço.
O reitor Rui Vicente Oppermann disse que há grande potencialidade na serra gaúcha para o tipo de projeto que está sendo proposto. Conforme Oppermann, a UFRGS vai buscar ampliar o apoio com todos os segmentos – governos, parlamentares, empresariado e sociedade – para viabilizar a instalação da Universidade na região. Uma das frentes de atuação, segundo o reitor, é a mobilização para obtenção de recursos públicos e privados.
“Com a cooperação da AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e da comunidade nós vamos buscar esses recursos”, disse. Oppermann afirmou ainda que a unidade do Zenit em Farroupilha vai espraiar a visão empreendedora em toda a região.
Representando a AMESNE, o prefeito de Flores da Cunha, disse que a ideia é uma grande oportunidade para a serra. “Estamos no caminho certo”, avaliou Scortegagna. O prefeito de Farroupilha disse que a UFRGS está chegando no momento certo, com uma proposta que se diferencia do tradicional, alinhada com o momento econômico do mundo, que exige reinvenção, pesquisa e inovação, além da formação profissional. O superintendente da Suinfra, José Ângelo Zuanazzi, também destacou a concepção inovadora da unidade, com potencial para reunir pessoas e fomentar a criação.
Também participaram da reunião a vice-reitora Jane Tutikian, o chefe de Gabinete João Roberto Braga de Mello, a vice-superintendente da Suinfra, Camila Simonetti, o arquiteto da Suinfra Carlos Renato Gomes e o secretário executivo da AMESNE, Sérgio Rasador.
Fonte: UFRGS
Senado da Itália aprova decreto que limita transmissão da cidadania
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL